POR MEIO DO CORPO PODEMOS SENTIR DIFERENTES SENSAÇÕES. SENSAÇÃO É A REAÇÃO FÍSICA DO CORPO AO MUNDO FÍSICO NO QUAL VIVEMOS. EMBORA POR VEZES SE CONSIDERE A SENSAÇÃO COMO O PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA E DO SABER. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE CARÁTER QUALITATIVO. DADOS DE LIVROS E PERIÓDICOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NA INTERNET FORAM UTILIZADOS PARA NORTEAR TODOS OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS NESSA PESQUISA. PORTANTO, FORAM PESQUISADAS E COMPARADAS AS OPINIÕES DE DIVERSOS AUTORES COMO CHEDID (2016), MONTESSORI (1987), RETONDO (2010) E TAMBÉM O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (1988) ENTRE OUTROS QUE ABORDAM SOBRE O ASSUNTO ESTÍMULOS DOS CINCOS SENTIDOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO INFANTIL. NESSE PROCESSO, BUSCOU-SE A COMPREENSÃO DE UMA TRAJETÓRIA QUE TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS DOS CINCOS SENTIDOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. CONCLUI-SE ENTÃO, QUE É IMPORTANTE QUE TANTO OS PAIS QUANTO OS EDUCADORES SAIBAM RECONHECER NO ESTÍMULO UM IMPORTANTE ELEMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. NESTE SENTIDO PODEMOS DIZER QUE, A CRIANÇA DESCOBRE E VIVENCIA SEU MUNDO A PARTIR DAS RELAÇÕES QUE A ELAS PROPORCIONAMOS. RELAÇÕES ESTAS PERMEADAS DE ESTÍMULOS, OS QUAIS SE TORNAM UM ALIADO DA CRIANÇA NA BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM PLENA E SIGNIFICATIVA.