PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO
NORDESTE DO BRASIL SOBRE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS
LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80719 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1701 "inscrito_id" => 6300 "titulo" => """ PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS \r\n BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO \r\n NORDESTE DO BRASIL SOBRE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS \r\n LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA """ "resumo" => """ A PRÁTICA LABORATORIAL É IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO O APROVEITAMENTO \r\n DO CONTEÚDO TEÓRICO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO \r\n CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS \r\n LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. A PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO, DE CARÁTER QUANTITATIVO, \r\n INVESTIGATIVO E EXPLORATÓRIO, ONDE FORAM APLICADOS, NOS DIAS 14 E 15 DE ABRIL DE 2021, UM \r\n QUESTIONÁRIO PRODUZIDO NO GOOGLE FORMS, CONTENDO CINCO QUESTÕES OBJETIVAS. O PÚBLICO ALVO \r\n FORAM ALUNOS DO TERCEIRO AO NONO PERÍODO, QUE CURSARAM, PRESENCIALMENTE, DISCIPLINAS OFERTADAS \r\n NA ÁREA DE BOTÂNICA. O QUESTIONÁRIO ABRANGEU 23 PARTICIPANTES. AS RESPOSTAS INDICARAM QUE 73,9% \r\n DOS ENTREVISTADOS CURSARAM TRÊS OU MAIS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA, 17,4% DUAS DISCIPLINAS E 8,7% \r\n APENAS UMA. OS DADOS REVELARAM QUE 95,7% TIVERAM AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO E 4,3% NÃO \r\n TIVERAM. QUANTO A METODOLOGIA ADOTADA PELO(A) PROFESSOR(A), 34,8% CONSIDERARAM ÓTIMA, 60,9% \r\n CONSIDERARAM BOA E 4,3% REGULAR. SOBRE A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS APÓS AS PRÁTICAS, \r\n 91,4% AFIRMARAM QUE AS PRÁTICAS FAVORECERAM O APRENDIZADO, 4,3% DISSERAM QUE NÃO \r\n COMPREENDERAM OS ASSUNTOS, MESMO APÓS AS PRÁTICAS, E 4,3% RELATARAM QUE NÃO FORAM OFERTADAS \r\n PRÁTICAS. QUANDO QUESTIONADOS SE AS PRÁTICAS COLABORARAM PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA, 87% \r\n DISSERAM QUE CONTRIBUÍRAM MUITO, 8,7% POUCO E 4,3% QUE NÃO CONTRIBUÍRAM. CONCLUI-SE, QUE AS \r\n AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA, DESENVOLVIDAS EM LABORATÓRIO, FORAM FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS \r\n ACADÊMICOS DO CURSO INVESTIGADO, AMPLIANDO O CONHECIMENTO DESSES ALUNOS ACERCA DOS CONTEÚDOS \r\n PRESENTES NESSA ÁREA E COLABORANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSES INVESTIGADOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, GRADUANDOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA116_ID6865_06092021095604.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DE ANDRADE COSTA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON ANDRADE" "autor_email" => "jeffersonandradecosta@out" "autor_ies" => "UFDPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80719 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1701 "inscrito_id" => 6300 "titulo" => """ PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS \r\n BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO \r\n NORDESTE DO BRASIL SOBRE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS \r\n LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA """ "resumo" => """ A PRÁTICA LABORATORIAL É IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO O APROVEITAMENTO \r\n DO CONTEÚDO TEÓRICO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO \r\n CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS \r\n LABORATORIAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. A PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO, DE CARÁTER QUANTITATIVO, \r\n INVESTIGATIVO E EXPLORATÓRIO, ONDE FORAM APLICADOS, NOS DIAS 14 E 15 DE ABRIL DE 2021, UM \r\n QUESTIONÁRIO PRODUZIDO NO GOOGLE FORMS, CONTENDO CINCO QUESTÕES OBJETIVAS. O PÚBLICO ALVO \r\n FORAM ALUNOS DO TERCEIRO AO NONO PERÍODO, QUE CURSARAM, PRESENCIALMENTE, DISCIPLINAS OFERTADAS \r\n NA ÁREA DE BOTÂNICA. O QUESTIONÁRIO ABRANGEU 23 PARTICIPANTES. AS RESPOSTAS INDICARAM QUE 73,9% \r\n DOS ENTREVISTADOS CURSARAM TRÊS OU MAIS DISCIPLINAS DE BOTÂNICA, 17,4% DUAS DISCIPLINAS E 8,7% \r\n APENAS UMA. OS DADOS REVELARAM QUE 95,7% TIVERAM AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO E 4,3% NÃO \r\n TIVERAM. QUANTO A METODOLOGIA ADOTADA PELO(A) PROFESSOR(A), 34,8% CONSIDERARAM ÓTIMA, 60,9% \r\n CONSIDERARAM BOA E 4,3% REGULAR. SOBRE A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS APÓS AS PRÁTICAS, \r\n 91,4% AFIRMARAM QUE AS PRÁTICAS FAVORECERAM O APRENDIZADO, 4,3% DISSERAM QUE NÃO \r\n COMPREENDERAM OS ASSUNTOS, MESMO APÓS AS PRÁTICAS, E 4,3% RELATARAM QUE NÃO FORAM OFERTADAS \r\n PRÁTICAS. QUANDO QUESTIONADOS SE AS PRÁTICAS COLABORARAM PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA, 87% \r\n DISSERAM QUE CONTRIBUÍRAM MUITO, 8,7% POUCO E 4,3% QUE NÃO CONTRIBUÍRAM. CONCLUI-SE, QUE AS \r\n AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA, DESENVOLVIDAS EM LABORATÓRIO, FORAM FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DOS \r\n ACADÊMICOS DO CURSO INVESTIGADO, AMPLIANDO O CONHECIMENTO DESSES ALUNOS ACERCA DOS CONTEÚDOS \r\n PRESENTES NESSA ÁREA E COLABORANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSES INVESTIGADOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, GRADUANDOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA116_ID6865_06092021095604.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON DE ANDRADE COSTA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON ANDRADE" "autor_email" => "jeffersonandradecosta@out" "autor_ies" => "UFDPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }