ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80771 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1770 "inscrito_id" => 3979 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER AS ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE PODEM SER INSERIDAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE E DEMONSTRAR AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. OS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE ADOTADOS FORAM: ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2016 E 2021, NOS IDIOMAS PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, CONTEMPLANDO A TEMÁTICA EM QUESTÃO. FOI ESTABELECIDA A UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE VINCULADAS AO OPERADOR BOOLEANO (AND), APLICADAS NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: LILACS, BDENF E SCIELO. AS BUSCAS RESGATARAM 58 ARTIGOS, ONDE APÓS A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE ESTABELECIDOS, A AMOSTRA FINAL RESULTOU EM APENAS 10 ARTIGOS. A PARTIR DOS RESULTADOS, CONSTATA-SE QUE O BRASIL FOI O PAÍS COM A MAIOR NÚMERO DE ESTUDOS. EM RELAÇÃO À ABORDAGEM METODOLÓGICA, OBSERVA-SE A PREDOMINÂNCIA DE PESQUISA DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA MAIS UTILIZADAS NOS ARTIGOS, DESTACA-SE A ABP. ADEMAIS, OS ESTUDOS APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE. TORNA-SE EVIDENTE, PORTANTO, QUE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM CURSOS DA SAÚDE, FAZ-SE NECESSÁRIA PARA MUDAR A CULTURA ONDE AINDA PREVALECE O ENSINO TRADICIONAL, CENTRADO NO PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID3979_20092021145658.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA POLLIANY DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA POLLIANY DE OLIVEIRA S" "autor_email" => "vitoriapolliany1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80771 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1770 "inscrito_id" => 3979 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER AS ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE PODEM SER INSERIDAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE E DEMONSTRAR AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. OS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE ADOTADOS FORAM: ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2016 E 2021, NOS IDIOMAS PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, CONTEMPLANDO A TEMÁTICA EM QUESTÃO. FOI ESTABELECIDA A UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE VINCULADAS AO OPERADOR BOOLEANO (AND), APLICADAS NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: LILACS, BDENF E SCIELO. AS BUSCAS RESGATARAM 58 ARTIGOS, ONDE APÓS A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE ESTABELECIDOS, A AMOSTRA FINAL RESULTOU EM APENAS 10 ARTIGOS. A PARTIR DOS RESULTADOS, CONSTATA-SE QUE O BRASIL FOI O PAÍS COM A MAIOR NÚMERO DE ESTUDOS. EM RELAÇÃO À ABORDAGEM METODOLÓGICA, OBSERVA-SE A PREDOMINÂNCIA DE PESQUISA DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA MAIS UTILIZADAS NOS ARTIGOS, DESTACA-SE A ABP. ADEMAIS, OS ESTUDOS APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE. TORNA-SE EVIDENTE, PORTANTO, QUE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM CURSOS DA SAÚDE, FAZ-SE NECESSÁRIA PARA MUDAR A CULTURA ONDE AINDA PREVALECE O ENSINO TRADICIONAL, CENTRADO NO PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID3979_20092021145658.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA POLLIANY DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA POLLIANY DE OLIVEIRA S" "autor_email" => "vitoriapolliany1@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }