ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O CONTEÚDO DAS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR
PROFESSORES/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80797 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1811 "inscrito_id" => 1930 "titulo" => """ ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O CONTEÚDO DAS\r\n REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR\r\n PROFESSORES/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA """ "resumo" => """ O ENSINO MÉDIO INTEGRADO TEM COMO BASE UMA CONCEPÇÃO DE ESCOLA UNITÁRIA QUE BUSCA A FORMAÇÃO\r\n HUMANA INTEGRAL DO SUJEITO, UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL. NO ENTANTO, A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PODE\r\n SIGNIFICAR A INVIABILIZAÇÃO DA CONTINUIDADE DA OFERTA DESSE ENSINO. NESSE CONTEXTO, NESTE ARTIGO, RECORTE\r\n DE UMA PESQUISA MAIOR, TEMOS O OBJETIVO DE ANALISAR O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO\r\n MÉDIO INTEGRADO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. OS REFERENCIAIS SOBRE O\r\n ENSINO MÉDIO INTEGRADO FORAM AUTORES COMO RAMOS (2008, 2014, 2017), SILVA (2017), MOURA (2008) E\r\n CIAVATTA (2021). O REFERENCIAL TEÓRICO DE BASE É A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE\r\n MOSCOVICI. O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 42 PROFESSORES/AS QUE ATUAVAM NOS CURSOS\r\n DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS A\r\n TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRES DE PALAVRAS (TALP). PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE\r\n CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS/AS\r\n PROFESSORES/AS, O ENSINO MÉDIO INTEGRADO POSSUI DIVERSOS SENTIDOS, PREVALECENDO UMA AMBIVALÊNCIA DE\r\n FUNCIONALIDADES: PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO E PARA A FORMAÇÃO HUMANA. DESTACAMOS A\r\n RELEVÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO MÉDIO\r\n INTEGRADO. ALÉM DISSO, CONSIDERAMOS QUE A PESQUISA PODERÁ FAVORECER REFLEXÕES QUE CONTRIBUAM PARA\r\n FORTALECER O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DIANTE DA ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, PROFESSORES/AS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID1930_23092021143728.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIANE GOMES" "autor_email" => "ngs@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80797 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1811 "inscrito_id" => 1930 "titulo" => """ ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O CONTEÚDO DAS\r\n REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR\r\n PROFESSORES/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA """ "resumo" => """ O ENSINO MÉDIO INTEGRADO TEM COMO BASE UMA CONCEPÇÃO DE ESCOLA UNITÁRIA QUE BUSCA A FORMAÇÃO\r\n HUMANA INTEGRAL DO SUJEITO, UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL. NO ENTANTO, A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PODE\r\n SIGNIFICAR A INVIABILIZAÇÃO DA CONTINUIDADE DA OFERTA DESSE ENSINO. NESSE CONTEXTO, NESTE ARTIGO, RECORTE\r\n DE UMA PESQUISA MAIOR, TEMOS O OBJETIVO DE ANALISAR O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO\r\n MÉDIO INTEGRADO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. OS REFERENCIAIS SOBRE O\r\n ENSINO MÉDIO INTEGRADO FORAM AUTORES COMO RAMOS (2008, 2014, 2017), SILVA (2017), MOURA (2008) E\r\n CIAVATTA (2021). O REFERENCIAL TEÓRICO DE BASE É A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE\r\n MOSCOVICI. O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 42 PROFESSORES/AS QUE ATUAVAM NOS CURSOS\r\n DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES, UTILIZAMOS A\r\n TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRES DE PALAVRAS (TALP). PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE\r\n CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS/AS\r\n PROFESSORES/AS, O ENSINO MÉDIO INTEGRADO POSSUI DIVERSOS SENTIDOS, PREVALECENDO UMA AMBIVALÊNCIA DE\r\n FUNCIONALIDADES: PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO E PARA A FORMAÇÃO HUMANA. DESTACAMOS A\r\n RELEVÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO MÉDIO\r\n INTEGRADO. ALÉM DISSO, CONSIDERAMOS QUE A PESQUISA PODERÁ FAVORECER REFLEXÕES QUE CONTRIBUAM PARA\r\n FORTALECER O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DIANTE DA ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, PROFESSORES/AS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID1930_23092021143728.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAIANE GOMES" "autor_email" => "ngs@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }