UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: CONSTRUINDO PONTES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80799 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1814 "inscrito_id" => 2022 "titulo" => "UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: CONSTRUINDO PONTES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA" "resumo" => "AS CRIANÇAS QUE POSSUEM RELATÓRIO APRESENTANDO INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO (AH/SD), NECESSITAM DE ATENÇÃO RESPEITANDO SUAS SINGULARIDADES ACADÊMICAS E SOCIOFAMILIARES. TAIS DEMANDAS PERPASSAM POR UMA BOA POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE, AVALIAÇÃO EFICAZ E MULTIPROFISSIONAL, BEM COMO INTERVENÇÃO CONJUNTA COM OLHAR SENSÍVEL ÀS ESPECIFICIDADES DESTAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR. BUSCAMOS, ASSIM, COMPREENDER COMO AS AH/SD SÃO VIVENCIADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FAMILIAR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DE 7 ANOS, ESTUDANTE DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA, COM ALTOS INDÍCIOS DE AH/SD, COM DESTAQUE PARA AS INTELIGÊNCIAS DO TIPO LÓGICO-MATEMÁTICO E INTRAPESSOAL. AO CRIARMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA TRIANGULAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO, DE NATUREZA DE INVESTIGAÇÃO E DE MÉTODOS EDUCATIVOS, TRAÇAMOS UM CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO RESPEITANDO AS ESPECIFICIDADES DESTA CRIANÇA, COM DESTAQUE PARA APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PELOS EDUCADORES, NOMEAÇÃO DE INTERESSES A PARTIR DA FAMÍLIA E DA PRÓPRIA CRIANÇA, ENRIQUECIMENTO INTRA E EXTRACURRICULAR DO TIPO I, II E III, BEM COMO MONITORIA ACADÊMICA NO ÂMBITO ESCOLAR. ESPERAMOS QUE AO IDENTIFICAR, AVALIAR E INTERVIR PRECOCEMENTE E COM SENSIBILIDADE DIMINUÍMOS O RISCO DESTAS CRIANÇAS SEREM PREJUDICADAS NAS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, EMOCIONAIS E/OU PSICOLÓGICAS COM OS AMBIENTES NO QUAL ESTÃO INSERIDOS, E, O PRINCIPAL, NÃO PERDER O DESENVOLVIMENTO DE SEUS POTENCIAIS CRIATIVOS EM PLENITUDE. POR FIM, PRECISAMOS INVESTIR CADA VEZ MAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CAPACITANDO SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, ADEQUANDO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, FACILITANDO O VÍNCULO COM PARES INTELECTUAIS E DESMISTIFICANDO A TEMÁTICA DE AH/SD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO, PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, FAMÍLIA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2022_23092021152839.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIA VITÓRIA MEDEIROS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FÁBIA VITÓRIA" "autor_email" => "fabiavitoria@yahoo.com.br" "autor_ies" => "GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA - ESCOLA CAIC JOSÉ JOFILLY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80799 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1814 "inscrito_id" => 2022 "titulo" => "UM OLHAR PARA ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: CONSTRUINDO PONTES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA" "resumo" => "AS CRIANÇAS QUE POSSUEM RELATÓRIO APRESENTANDO INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO (AH/SD), NECESSITAM DE ATENÇÃO RESPEITANDO SUAS SINGULARIDADES ACADÊMICAS E SOCIOFAMILIARES. TAIS DEMANDAS PERPASSAM POR UMA BOA POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE, AVALIAÇÃO EFICAZ E MULTIPROFISSIONAL, BEM COMO INTERVENÇÃO CONJUNTA COM OLHAR SENSÍVEL ÀS ESPECIFICIDADES DESTAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR E FAMILIAR. BUSCAMOS, ASSIM, COMPREENDER COMO AS AH/SD SÃO VIVENCIADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FAMILIAR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DE 7 ANOS, ESTUDANTE DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA, COM ALTOS INDÍCIOS DE AH/SD, COM DESTAQUE PARA AS INTELIGÊNCIAS DO TIPO LÓGICO-MATEMÁTICO E INTRAPESSOAL. AO CRIARMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA TRIANGULAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO, DE NATUREZA DE INVESTIGAÇÃO E DE MÉTODOS EDUCATIVOS, TRAÇAMOS UM CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO RESPEITANDO AS ESPECIFICIDADES DESTA CRIANÇA, COM DESTAQUE PARA APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PELOS EDUCADORES, NOMEAÇÃO DE INTERESSES A PARTIR DA FAMÍLIA E DA PRÓPRIA CRIANÇA, ENRIQUECIMENTO INTRA E EXTRACURRICULAR DO TIPO I, II E III, BEM COMO MONITORIA ACADÊMICA NO ÂMBITO ESCOLAR. ESPERAMOS QUE AO IDENTIFICAR, AVALIAR E INTERVIR PRECOCEMENTE E COM SENSIBILIDADE DIMINUÍMOS O RISCO DESTAS CRIANÇAS SEREM PREJUDICADAS NAS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, EMOCIONAIS E/OU PSICOLÓGICAS COM OS AMBIENTES NO QUAL ESTÃO INSERIDOS, E, O PRINCIPAL, NÃO PERDER O DESENVOLVIMENTO DE SEUS POTENCIAIS CRIATIVOS EM PLENITUDE. POR FIM, PRECISAMOS INVESTIR CADA VEZ MAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CAPACITANDO SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, ADEQUANDO AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, FACILITANDO O VÍNCULO COM PARES INTELECTUAIS E DESMISTIFICANDO A TEMÁTICA DE AH/SD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO, PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, FAMÍLIA, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2022_23092021152839.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIA VITÓRIA MEDEIROS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FÁBIA VITÓRIA" "autor_email" => "fabiavitoria@yahoo.com.br" "autor_ies" => "GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA - ESCOLA CAIC JOSÉ JOFILLY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }