REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCOA DA LINGUAGEM CORPORAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80839 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1864 "inscrito_id" => 4127 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCOA DA LINGUAGEM CORPORAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "ESTE RESUMO É RESULTADO DE DUAS PESQUISAS DE MESTRADO FINALIZADAS INTITULADAS “O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ESPECIFICIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS” E “A LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL” DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS QUE CONSTITUEM A PRIMEIRA INFÂNCIA (ZERO A TRÊS ANOS). NESSE SENTIDO, BUSCAMOS POR MEIO DO APORTE DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, EXPOR A NECESSIDADE DE PROPORCIONAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM ENSINO QUE CONSIDERE A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, TENTO EM VISTA QUE A CRIANÇA PEQUENA SE UTILIZA DAS EXPRESSÕES CORPORAIS PARA SE COMUNICAR E ESTABELECER RELAÇÕES COM O MUNDO AO SEU REDOR. OS RESULTADOS APONTAM QUE POR MEIO DA LINGUAGEM CORPORAL, AS CRIANÇAS DE ATÉ TRÊS ANOS DE VIDA APRENDEM OS CONHECIMENTOS CULTURAIS E DESENVOLVEM-SE. ELAS APRENDEM AS APTIDÕES HUMANAS SOCIAIS E SE APROPRIAM DESSES CONHECIMENTOS TORNANDO ESSAS APTIDÕES SUAS. ACREDITAMOS QUE ENTENDER O PAPEL QUE O MOVIMENTO CORPORAL DESEMPENHA NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA DARÁ AOS PROFESSORES CONDIÇÕES MAIS ADEQUADAS DE ORGANIZAR A PRÁTICA DE ENSINO COM AS CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA, PARA ASSIM, PROPORCIONAR POR MEIO DE SEU TRABALHO UM FAZER PEDAGÓGICO INTENCIONAL E SISTEMATIZADO QUE ATENDA VERDADEIRAMENTE A NECESSIDADE DE APRENDER DA CRIANÇA PEQUENA E COM ISSO, POSSIBILITAR UM TRABALHO QUALITATIVO COMO CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA FORMAR UM SUJEITO OMNILATERAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "LINGUAGEM CORPORAL;, EDUCAÇÃO INFANTIL;, APRENDIZAGEM;, DESENVOLVIMENTO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID4127_27092021100636.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA LUPPI SOUTO" "autor_nome_curto" => "DEBORA " "autor_email" => "debora_luppi@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80839 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1864 "inscrito_id" => 4127 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCOA DA LINGUAGEM CORPORAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "ESTE RESUMO É RESULTADO DE DUAS PESQUISAS DE MESTRADO FINALIZADAS INTITULADAS “O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ESPECIFICIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS” E “A LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL” DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS QUE CONSTITUEM A PRIMEIRA INFÂNCIA (ZERO A TRÊS ANOS). NESSE SENTIDO, BUSCAMOS POR MEIO DO APORTE DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, EXPOR A NECESSIDADE DE PROPORCIONAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM ENSINO QUE CONSIDERE A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, TENTO EM VISTA QUE A CRIANÇA PEQUENA SE UTILIZA DAS EXPRESSÕES CORPORAIS PARA SE COMUNICAR E ESTABELECER RELAÇÕES COM O MUNDO AO SEU REDOR. OS RESULTADOS APONTAM QUE POR MEIO DA LINGUAGEM CORPORAL, AS CRIANÇAS DE ATÉ TRÊS ANOS DE VIDA APRENDEM OS CONHECIMENTOS CULTURAIS E DESENVOLVEM-SE. ELAS APRENDEM AS APTIDÕES HUMANAS SOCIAIS E SE APROPRIAM DESSES CONHECIMENTOS TORNANDO ESSAS APTIDÕES SUAS. ACREDITAMOS QUE ENTENDER O PAPEL QUE O MOVIMENTO CORPORAL DESEMPENHA NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA DARÁ AOS PROFESSORES CONDIÇÕES MAIS ADEQUADAS DE ORGANIZAR A PRÁTICA DE ENSINO COM AS CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA, PARA ASSIM, PROPORCIONAR POR MEIO DE SEU TRABALHO UM FAZER PEDAGÓGICO INTENCIONAL E SISTEMATIZADO QUE ATENDA VERDADEIRAMENTE A NECESSIDADE DE APRENDER DA CRIANÇA PEQUENA E COM ISSO, POSSIBILITAR UM TRABALHO QUALITATIVO COMO CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA FORMAR UM SUJEITO OMNILATERAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "LINGUAGEM CORPORAL;, EDUCAÇÃO INFANTIL;, APRENDIZAGEM;, DESENVOLVIMENTO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA109_ID4127_27092021100636.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA LUPPI SOUTO" "autor_nome_curto" => "DEBORA " "autor_email" => "debora_luppi@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }