OS CONTOS DE FADAS E A COMPREENSÃO DO MUNDO NA SUBJETIVIDADE INFANTIL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80858 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1885 "inscrito_id" => 3616 "titulo" => "OS CONTOS DE FADAS E A COMPREENSÃO DO MUNDO NA SUBJETIVIDADE INFANTIL" "resumo" => "ESSE ESTUDO PARTIU DA NOSSA INQUIETAÇÃO DE SABER COMO OS CONTOS DE FADAS AJUDAM AS CRIANÇAS A CONSTRUÍREM A SUA PRÓPRIA VISÃO DE MUNDO? PARTIMOS DO PRESSUPOSTO QUE A LITERATURA OPORTUNIZA OS SUJEITOS A COMPREENDER O OUTRO E A SI MESMO, CONSTRUINDO SUA VISÃO DE MUNDO DIANTE HISTÓRIAS LIDAS E CONTADAS. NESSAS CIRCUNSTÂNCIAS O ESTUDO ASSUMIU COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO OS CONTOS DE FADAS CONTRIBUEM PARA A CRIANÇA COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVE E REFLETIR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE INFANTIL A PARTIR DOS CONTOS DE FADAS. O ARTIGO ESTÁ FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NAS CONCEPÇÕES DE VYGOTSKY (2004), REY (2007), TRES ET AL (2016), FALCONI; FARAGO (2015), LEÃO (2007), AMARILHA (1997; 2006), COELHO (2000; 2010) E BETTELHEIM (1979) QUE DISCUTEM EM SEUS ESTUDOS A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA, COMO TAMBÉM A LEITURA DE LITERATURA E OS CONTOS DE FADAS E SEUS EFEITOS NA SUBJETIVIDADE. NA METODOLOGIA UTILIZAMOS PROCEDIMENTOS DA PESQUISA QUALITATIVA NA CONCEPÇÃO DE BOGDAN & BIKLEN (1994) ATRAVÉS DE SESSÕES DE LEITURAS COM OS ALUNOS DO 1º ANO. COMO RESULTADOS COMPREENDEMOS QUE OS EDUCANDOS SE ENVOLVERAM COM OS CONTOS E QUE A FICÇÃO TEM A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR OS HORIZONTES DOS EDUCANDOS NO ATO DA LEITURA. SENTINDO A LEITURA DE UM JEITO SUBJETIVO, LANÇANDO UM SENTIDO PRÓPRIO PARA A MENSAGEM PRODUZIDAS POR ELES APÓS A LEITURA. CONCLUÍMOS QUE AS CRIANÇAS ATRAVÉS DA CULTURA DO IMAGINÁRIO PODEM COMPREENDER O MUNDO REAL E A SI MESMO, EXPONDO SUAS SIGNIFICAÇÕES DO (IN)CONSCIENTE PARA O MUNDO EXTERNO ATRAVÉS DE SUA SUBJETIVIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTOS DE FADAS, SUBJETIVIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3616_27092021210107.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA CRISTIANE CAVALCANTI DA SILVA" "autor_nome_curto" => " CRISTIANE CAVALCANTI" "autor_email" => "cristiane_bela15@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80858 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1885 "inscrito_id" => 3616 "titulo" => "OS CONTOS DE FADAS E A COMPREENSÃO DO MUNDO NA SUBJETIVIDADE INFANTIL" "resumo" => "ESSE ESTUDO PARTIU DA NOSSA INQUIETAÇÃO DE SABER COMO OS CONTOS DE FADAS AJUDAM AS CRIANÇAS A CONSTRUÍREM A SUA PRÓPRIA VISÃO DE MUNDO? PARTIMOS DO PRESSUPOSTO QUE A LITERATURA OPORTUNIZA OS SUJEITOS A COMPREENDER O OUTRO E A SI MESMO, CONSTRUINDO SUA VISÃO DE MUNDO DIANTE HISTÓRIAS LIDAS E CONTADAS. NESSAS CIRCUNSTÂNCIAS O ESTUDO ASSUMIU COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO OS CONTOS DE FADAS CONTRIBUEM PARA A CRIANÇA COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVE E REFLETIR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE INFANTIL A PARTIR DOS CONTOS DE FADAS. O ARTIGO ESTÁ FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NAS CONCEPÇÕES DE VYGOTSKY (2004), REY (2007), TRES ET AL (2016), FALCONI; FARAGO (2015), LEÃO (2007), AMARILHA (1997; 2006), COELHO (2000; 2010) E BETTELHEIM (1979) QUE DISCUTEM EM SEUS ESTUDOS A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE HUMANA, COMO TAMBÉM A LEITURA DE LITERATURA E OS CONTOS DE FADAS E SEUS EFEITOS NA SUBJETIVIDADE. NA METODOLOGIA UTILIZAMOS PROCEDIMENTOS DA PESQUISA QUALITATIVA NA CONCEPÇÃO DE BOGDAN & BIKLEN (1994) ATRAVÉS DE SESSÕES DE LEITURAS COM OS ALUNOS DO 1º ANO. COMO RESULTADOS COMPREENDEMOS QUE OS EDUCANDOS SE ENVOLVERAM COM OS CONTOS E QUE A FICÇÃO TEM A POSSIBILIDADE DE AMPLIAR OS HORIZONTES DOS EDUCANDOS NO ATO DA LEITURA. SENTINDO A LEITURA DE UM JEITO SUBJETIVO, LANÇANDO UM SENTIDO PRÓPRIO PARA A MENSAGEM PRODUZIDAS POR ELES APÓS A LEITURA. CONCLUÍMOS QUE AS CRIANÇAS ATRAVÉS DA CULTURA DO IMAGINÁRIO PODEM COMPREENDER O MUNDO REAL E A SI MESMO, EXPONDO SUAS SIGNIFICAÇÕES DO (IN)CONSCIENTE PARA O MUNDO EXTERNO ATRAVÉS DE SUA SUBJETIVIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTOS DE FADAS, SUBJETIVIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3616_27092021210107.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA CRISTIANE CAVALCANTI DA SILVA" "autor_nome_curto" => " CRISTIANE CAVALCANTI" "autor_email" => "cristiane_bela15@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }