DISCIPLINA PRESENCIAL VERSUS ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80931 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1974 "inscrito_id" => 3404 "titulo" => "DISCIPLINA PRESENCIAL VERSUS ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E DE JOVENS E ADULTOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), CAMPUS CAJAZEIRAS, PARAÍBA, TENDO EM VISTA A IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO DESSES COMPONENTES CURRICULARES PARA A NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO FUTURAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA. A DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL OCORREU DE FORMA PRESENCIAL, A MESMA FOI OFERTADA NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2019. A DISCIPLINA SEGUINTE, FOI DESENVOLVIDA EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, DEVIDO A ISSO AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUBSTITUÍDAS REPENTINAMENTE, PELAS AULAS ON-LINE, PROVOCANDO UMA MUDANÇA PROFUNDA NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA. SENDO ASSIM, REALIZAMOS UM COMPARATIVO ENTRE ESSAS PRÁTICAS DE ENSINO, MOSTRANDO AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS TRABALHADAS EM CADA UMA, A PARTIR DE UMA VISÃO CONSTRUÍDA ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO ON-LINE, TENDO COMO BASE O ESTUDO “EDUCAÇÃO ONLINE, NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE”, ELABORADO PELAS PROFESSORAS ROSINÂNGELA CAVALCANTI DA SILVA BENEDITO E SIMONE LUCENA, ALÉM DE OUTRAS PESQUISAS ACADÊMICAS RELATIVAS À FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO ON-LINE. DIANTE DISSO, A ELABORAÇÃO DESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS LEVOU A COMPREENDER COMO O ENSINO PODE SER CONSTRUÍDO EM DIFERENTES MODOS E ESPAÇOS-TEMPO E ENALTECER AINDA MAIS A RELEVÂNCIA DESSAS DISCIPLINAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO-ONLINE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID3404_29092021141335.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA RAYCE PESSOA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA SOUSA" "autor_email" => "ericarayce@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDA FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80931 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1974 "inscrito_id" => 3404 "titulo" => "DISCIPLINA PRESENCIAL VERSUS ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E DE JOVENS E ADULTOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), CAMPUS CAJAZEIRAS, PARAÍBA, TENDO EM VISTA A IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO DESSES COMPONENTES CURRICULARES PARA A NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO FUTURAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA. A DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL OCORREU DE FORMA PRESENCIAL, A MESMA FOI OFERTADA NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2019. A DISCIPLINA SEGUINTE, FOI DESENVOLVIDA EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, DEVIDO A ISSO AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUBSTITUÍDAS REPENTINAMENTE, PELAS AULAS ON-LINE, PROVOCANDO UMA MUDANÇA PROFUNDA NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA. SENDO ASSIM, REALIZAMOS UM COMPARATIVO ENTRE ESSAS PRÁTICAS DE ENSINO, MOSTRANDO AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS TRABALHADAS EM CADA UMA, A PARTIR DE UMA VISÃO CONSTRUÍDA ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E O ENSINO ON-LINE, TENDO COMO BASE O ESTUDO “EDUCAÇÃO ONLINE, NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE”, ELABORADO PELAS PROFESSORAS ROSINÂNGELA CAVALCANTI DA SILVA BENEDITO E SIMONE LUCENA, ALÉM DE OUTRAS PESQUISAS ACADÊMICAS RELATIVAS À FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO ON-LINE. DIANTE DISSO, A ELABORAÇÃO DESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS LEVOU A COMPREENDER COMO O ENSINO PODE SER CONSTRUÍDO EM DIFERENTES MODOS E ESPAÇOS-TEMPO E ENALTECER AINDA MAIS A RELEVÂNCIA DESSAS DISCIPLINAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO-ONLINE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID3404_29092021141335.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA RAYCE PESSOA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA SOUSA" "autor_email" => "ericarayce@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDA FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }