A RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80947 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1993 "inscrito_id" => 8483 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS MIDIÁTICOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DO 6º E 7º ANO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃ SANTINA RIOLI. O INTERESSE POR ESTE ESTUDO CONSISTIU EM INCENTIVAR A ATUALIZAÇÃO CONSTANTE POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO DAS MÍDIAS TEXTUAIS DEVIDO À IMPORTÂNCIA DESTA TEMÁTICA NA SOCIEDADE QUE A CADA DIA SE TORNA MAIS INTERLIGADA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OUTRO ANSEIO NESTE CAMINHAR FOI ELUCIDAR QUESTIONAMENTOS SOBRE A EFICÁCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS NO CAMPO EDUCACIONAL, TENDO O CELULAR COMO DISPOSITIVO A SER UTILIZADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A PESQUISA DE CUNHO QUALI-QUANTITATIVO TEVE COMO PARTICIPANTES 78 ALUNOS (EM MÉDIA) DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOIS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ANÁLISE FORAM QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. A AULA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO O CELULAR TAMBÉM SERVIU PARA ANÁLISE DO USO DA MÍDIA TEXTUAL NO DECORRENTE ESTUDO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS TEXTUAIS EM SALA DE AULA PODE TRAZER AVANÇOS NO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA. O CELULAR COMO RECURSO MIDIÁTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROPICIA O ALCANCE DE CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE NA UTILIZAÇÃO DE HIPERTEXTOS QUE ENRIQUECEM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO ALUNO. OUTRO FATOR PREPONDERANTE QUE A PESQUISA RESSALTOU FOI A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TER FORMAÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS, BEM COMO O SABER GERIR UMA CLASSE PARA QUE OS CONHECIMENTOS PROPICIADOS PELO ACESSO AOS HIPERTEXTOS POSSAM SER ALCANÇADOS PELO ALUNADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "MÍDIA, GÊNEROS, APRENDIZAGEM, ENSINO, CELULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID8483_29092021172315.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA DUARTE QUEIROZ TRACAIOLY DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA TRACAIOLY" "autor_email" => "cleancarexpress21@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80947 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1993 "inscrito_id" => 8483 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS: UM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAPÁ" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS MIDIÁTICOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DO 6º E 7º ANO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃ SANTINA RIOLI. O INTERESSE POR ESTE ESTUDO CONSISTIU EM INCENTIVAR A ATUALIZAÇÃO CONSTANTE POR PARTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO CAMPO DAS MÍDIAS TEXTUAIS DEVIDO À IMPORTÂNCIA DESTA TEMÁTICA NA SOCIEDADE QUE A CADA DIA SE TORNA MAIS INTERLIGADA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS. OUTRO ANSEIO NESTE CAMINHAR FOI ELUCIDAR QUESTIONAMENTOS SOBRE A EFICÁCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS NO CAMPO EDUCACIONAL, TENDO O CELULAR COMO DISPOSITIVO A SER UTILIZADO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A PESQUISA DE CUNHO QUALI-QUANTITATIVO TEVE COMO PARTICIPANTES 78 ALUNOS (EM MÉDIA) DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DOIS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ANÁLISE FORAM QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. A AULA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA UTILIZANDO O CELULAR TAMBÉM SERVIU PARA ANÁLISE DO USO DA MÍDIA TEXTUAL NO DECORRENTE ESTUDO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS TEXTUAIS EM SALA DE AULA PODE TRAZER AVANÇOS NO TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA. O CELULAR COMO RECURSO MIDIÁTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROPICIA O ALCANCE DE CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE NA UTILIZAÇÃO DE HIPERTEXTOS QUE ENRIQUECEM A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO ALUNO. OUTRO FATOR PREPONDERANTE QUE A PESQUISA RESSALTOU FOI A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TER FORMAÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS MIDIÁTICAS, BEM COMO O SABER GERIR UMA CLASSE PARA QUE OS CONHECIMENTOS PROPICIADOS PELO ACESSO AOS HIPERTEXTOS POSSAM SER ALCANÇADOS PELO ALUNADO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "MÍDIA, GÊNEROS, APRENDIZAGEM, ENSINO, CELULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID8483_29092021172315.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA DUARTE QUEIROZ TRACAIOLY DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA TRACAIOLY" "autor_email" => "cleancarexpress21@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LA INTEGRACIÓN DE LAS AMÉRICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }