REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: UMA RELAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID- 19
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80973 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2023 "inscrito_id" => 8219 "titulo" => "REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: UMA RELAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID- 19" "resumo" => "ESTE ARTIGO É O RESULTADO DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL) DE UMA PESQUISA QUE ESTÁ SENDO REALIZADA NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL. TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS TEMAS RELACIONADOS AO PAPEL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS E OS DESAFIOS COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, ANTES E DURANTE PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. ASSIM, BUSCAMOS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NAS BASES, NOS REPOSITÓRIOS ACADÊMICOS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS, TAIS COMO SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), CATÁLOGO DE TESES & DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO E CAPACITAÇÃO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), GOOGLE SCHOLAR, REPOSITÓRIO CIENTÍFICO DE ACESSO ABERTO DE PORTUGAL (RCAAP) E O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (ATTENAS-UFPE). A METODOLOGIA ADOTADA FOI DE NATUREZA QUANTITATIVA E QUALITATIVA E, PARA CRITÉRIO DE SELEÇÃO, ESCOLHEMOS ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES, NO PERÍODO ENTRE 2016 E 2020. OS RESULTADOS REVELARAM QUE A MAIORIA DOS AUTORES NÃO APONTOU ATRIBUIÇÕES RELACIONADAS AO PAPEL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS VOLTADAS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, ANTES DO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID- 19. ENTRETANTO, OS AUTORES APONTAM A VISÃO DOS COORDENADORES SOBRE OS DESAFIOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. JÁ NO CONTEXTO DA PANDEMIA, OS AUTORES APONTARAM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS COMO FOMENTADORES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM RELAÇÃO AOS DOCENTES E, TAMBÉM, A IMPORTÂNCIA DE OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS APRESENTAREM HABILIDADES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, COM SUAS PERSPECTIVAS, DESAFIOS E SUPERAÇÕES. ESTE ARTIGO RECONHECE A RELEVÂNCIA DE ESTUDOS VOLTADOS PARA O PAPEL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS RELACIONADOS AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, TDIC, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, FORMAÇÃO, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8219_13102021185245.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIDIENE GOMES DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "ELIDIENE GOMES" "autor_email" => "elidiene.gomes@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80973 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2023 "inscrito_id" => 8219 "titulo" => "REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: UMA RELAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS ANTES E DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID- 19" "resumo" => "ESTE ARTIGO É O RESULTADO DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL) DE UMA PESQUISA QUE ESTÁ SENDO REALIZADA NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL. TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS TEMAS RELACIONADOS AO PAPEL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS E OS DESAFIOS COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, ANTES E DURANTE PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. ASSIM, BUSCAMOS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NAS BASES, NOS REPOSITÓRIOS ACADÊMICOS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS, TAIS COMO SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), CATÁLOGO DE TESES & DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO E CAPACITAÇÃO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), GOOGLE SCHOLAR, REPOSITÓRIO CIENTÍFICO DE ACESSO ABERTO DE PORTUGAL (RCAAP) E O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (ATTENAS-UFPE). A METODOLOGIA ADOTADA FOI DE NATUREZA QUANTITATIVA E QUALITATIVA E, PARA CRITÉRIO DE SELEÇÃO, ESCOLHEMOS ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES, NO PERÍODO ENTRE 2016 E 2020. OS RESULTADOS REVELARAM QUE A MAIORIA DOS AUTORES NÃO APONTOU ATRIBUIÇÕES RELACIONADAS AO PAPEL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS VOLTADAS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, ANTES DO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID- 19. ENTRETANTO, OS AUTORES APONTAM A VISÃO DOS COORDENADORES SOBRE OS DESAFIOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. JÁ NO CONTEXTO DA PANDEMIA, OS AUTORES APONTARAM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS COMO FOMENTADORES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM RELAÇÃO AOS DOCENTES E, TAMBÉM, A IMPORTÂNCIA DE OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS APRESENTAREM HABILIDADES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, COM SUAS PERSPECTIVAS, DESAFIOS E SUPERAÇÕES. ESTE ARTIGO RECONHECE A RELEVÂNCIA DE ESTUDOS VOLTADOS PARA O PAPEL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS RELACIONADOS AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, TDIC, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, FORMAÇÃO, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8219_13102021185245.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIDIENE GOMES DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "ELIDIENE GOMES" "autor_email" => "elidiene.gomes@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }