A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO, SOB O OLHAR DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80981 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2032 "inscrito_id" => 3642 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO, SOB O OLHAR DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (COVID-19), O MUNDO PASSOU POR VÁRIAS MUDANÇAS NAS FORMAS DE INTERAÇÃO SOCIAL, NAS DIVERSAS ÁREAS DA ATIVIDADE HUMANA, DENTRE ESSAS ÁREAS, A EDUCAÇÃO. AS ESCOLAS TIVERAM DE ADOTAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDIC). NESTE TRABALHO, PROCURAMOS CONSTATAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E ESTAGIÁRIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NESSE PERÍODO PANDÊMICO E QUAIS PROPOSTAS ELES ENTENDEM COMO NECESSÁRIAS PARA ESSE NOVO MODELO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TOMAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A PERSPECTIVA CRÍTICO-LIBERTADORA DE EDUCAÇÃO. TEMOS COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER OS PONTOS DE VISTA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E DOS ESTAGIÁRIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, PRETENDEMOS IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES OBSERVADAS PELOS ALUNOS E PELOS ESTAGIÁRIOS NO ENSINO REMOTO, NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO; E VERIFICAR AS SUGESTÕES INDICADAS POR ELES PARA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NO CONTEXTO PANDÊMICO. REALIZAMOS UMA ANÁLISE QUALITATIVO-INTERPRETATIVA DAS POSTAGENS DOS LICENCIADOS DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I, DO CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRPE, NO FÓRUM DE DISCUSSÃO, POR MEIO DA PLATAFORMA AVA-MOODLE, BEM COMO DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A UM QUESTIONÁRIO VEICULADO PELO GOOGLE FORMS. OS RESULTADOS OBTIDOS INICIALMENTE APONTAM A FALTA DE PREOCUPAÇÃO POR PARTE DO DOCENTE QUANTO À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS; E A FALTA DE CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NA AULA DESSES ESTUDANTES DEVIDO À PARCA DISPONIBILIDADE DE EQUIPAMENTOS E RECURSOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CONTEXTO PANDÊMICO, ESTÁGIO, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID3642_30112021114100.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDRAK PEREIRA DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "SIDRAK PEREIRA" "autor_email" => "sidrakpereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80981 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2032 "inscrito_id" => 3642 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO, SOB O OLHAR DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS (COVID-19), O MUNDO PASSOU POR VÁRIAS MUDANÇAS NAS FORMAS DE INTERAÇÃO SOCIAL, NAS DIVERSAS ÁREAS DA ATIVIDADE HUMANA, DENTRE ESSAS ÁREAS, A EDUCAÇÃO. AS ESCOLAS TIVERAM DE ADOTAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDIC). NESTE TRABALHO, PROCURAMOS CONSTATAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E ESTAGIÁRIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NESSE PERÍODO PANDÊMICO E QUAIS PROPOSTAS ELES ENTENDEM COMO NECESSÁRIAS PARA ESSE NOVO MODELO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TOMAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A PERSPECTIVA CRÍTICO-LIBERTADORA DE EDUCAÇÃO. TEMOS COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER OS PONTOS DE VISTA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E DOS ESTAGIÁRIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, PRETENDEMOS IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES OBSERVADAS PELOS ALUNOS E PELOS ESTAGIÁRIOS NO ENSINO REMOTO, NAS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO; E VERIFICAR AS SUGESTÕES INDICADAS POR ELES PARA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NO CONTEXTO PANDÊMICO. REALIZAMOS UMA ANÁLISE QUALITATIVO-INTERPRETATIVA DAS POSTAGENS DOS LICENCIADOS DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I, DO CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRPE, NO FÓRUM DE DISCUSSÃO, POR MEIO DA PLATAFORMA AVA-MOODLE, BEM COMO DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A UM QUESTIONÁRIO VEICULADO PELO GOOGLE FORMS. OS RESULTADOS OBTIDOS INICIALMENTE APONTAM A FALTA DE PREOCUPAÇÃO POR PARTE DO DOCENTE QUANTO À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS; E A FALTA DE CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NA AULA DESSES ESTUDANTES DEVIDO À PARCA DISPONIBILIDADE DE EQUIPAMENTOS E RECURSOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CONTEXTO PANDÊMICO, ESTÁGIO, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID3642_30112021114100.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDRAK PEREIRA DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "SIDRAK PEREIRA" "autor_email" => "sidrakpereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }