Que experiências marcam o medo/desejo de escrever? Partindo das relações entre Literatura e Psicanálise e dos estudos de Roland Barthes, para quem o processo de escrever afeta o próprio sujeito que escreve, foi erigida a “Oficina de Escrita: o desejo de escrever”, voltada a futuros docentes – alunos de Letras da UFSC. Este curso de caráter formativo explora reflexões no campo do ensino, especialmente no que concerne à formação do educador e seu desejo de escrever, muitas vezes eclipsado ou desestimulado pelos próprios procedimentos das instituições de ensino (desde sua formação como leitor até sua atuação docente). Com Derrida, Freud e Lacan, indaga-se sobre as reverberações do desejo na educação, bem como sobre escrita e transmissão. A interface entre Literatura e Psicanálise se torna propulsora do fazer na Oficina de Escrita e permite construir questionamentos sobre o ensinar e o aprender, tomando a literatura como base para esmiuçarmos a questão do desejo de escrever. Muito se fala em literatura infantil e leitura, mas pouco se fala em escrita. O professor escreve? O que ele transmite aos seus alunos?