O ENSINO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS GEOGRÁFICOS É UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES QUE ESTÃO ENGESSADOS NA VELHA MANEIRA DE ENSINAR. O ENSINO DA GEOGRAFIA APRESENTA-SE TAMBÉM COMO UM DESAFIO PARA OS ALUNOS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA. COM BASE NESSAS AFIRMAÇÕES O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS GEOGRÁFICOS PARA ESSES ALUNOS EM SALA DE AULA REGULARES, COMO PONTUADO POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PARA ISSO BUSCAREMOS AQUI TENTAR RESPONDER QUESTÕES COMO: COMO ACONTECE O ENSINO DA GEOGRAFIA PARA ESSES ALUNOS? QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA ESSE ENSINO? QUAIS PRÁTICAS OS PROFESSORES DEVEM REALIZAR PARA UM ENSINO DE QUALIDADE? PARA RESPONDER ESSAS QUESTÕES REALIZAREMOS UMA PESQUISA DE BASE BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE AUTORES COMO CALLAI (2005), LISBOA (2007), VIEIRA (2015), SANTOS (1988), CAMPOS (2012), ENTRE OUTROS. AS DIFICULDADES EXISTENTES VÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ATÉ DE FATO A FORÇA DE VONTADE DE QUERER MUDAR A QUALIDADE E SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA QUE REALMENTE HAJA A INCLUSÃO DESSES ALUNOS NAS SALAS. PORÉM EXISTEM VÁRIAS ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS POSSÍVEIS PARA QUE SE PROMOVA ATRAVÉS DO OBJETIVO DA GEOGRAFIA UMA FORMAÇÃO MAIS INTEGRAL DE TODOS PARA QUE SE RECONHEÇA, SE VALORIZE, SE RESPEITE E INCLUA DE FATO AS DIFERENÇAS.