ESTE TRABALHO REALIZOU UMA ANÁLISE DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS PERANTE AOS JOGOS
ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA VEZ QUE A BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR (BNCC), TORNA-OS COMO COMPONENTE CURRICULAR, PREVISTOS PARA OS ANOS FINAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL. A BNCC, HOMOLOGADA E NORMATIZADA EM 2017, E POR ACEPÇÃO, O
DOCUMENTO AGORA É LEI E DEVE SER IMPLEMENTADO NAS ESCOLAS DE TODO O BRASIL EM BUSCA
DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL, QUE BUSCA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E
DOS JOVENS EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES: INTELECTUAL, FÍSICA, EMOCIONAL, SOCIAL E CULTURAL.
ENTRETANTO, OS PROFESSORES ESTÃO PREPARADOS PEDAGOGICAMENTE PARA INSERIR ESSA
TECNOLOGIA DIGITAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA? OS ALUNOS CONSEGUIRÃO SER CRÍTICOS AO
VIVENCIAREM OS JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA? COM TAIS PREMISSAS, O
TRABALHO IDENTIFICOU OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR AO ANALISAR AS HABILIDADES E OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
REFERENTES AOS JOGOS ELETRÔNICOS. O ESTUDO ESTRUTUROU-SE POR UMA PESQUISA QUALITATIVA
DE CUNHO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A QUAL FOCALIZOU EM SUA BUSCA EM JOGOS ELETRÔNICOS
NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, BUSCANDO INVESTIGAR POSSÍVEIS PRATICAS PEDAGÓGICAS E OS
EFEITO DOS GAMES NO ÂMBITO ESCOLAR E ALGUMAS PONDERAÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA.