SOARES, Heliano De Souza et al.. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81119>. Acesso em: 22/11/2024 02:16
ESTE TRABALHO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA DE 2020 A 2021, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/PIBIC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS/UFAM, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇA(S) INDÍGENA(S) NO 1° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ALUNOS(AS) INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, PROFESSORES(AS) E EQUIPE GESTORA DAS ESCOLAS QUE ATENDEM ALUNOS(AS) INDÍGENAS NA CIDADE; E ENTREVISTAS COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS NESSAS ESCOLAS ASSIM COMO COM OS PAIS DELAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA DIALOGANDO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), BERGAMASCHI ET AL (2012), PAIVA (2013; 2016; 2019), SANTOS (2017), FIGUEIREDO ET.AL (2017), SILVA (2021). OS RESULTADOS APRESENTAM O DESPREPARO DA(S) ESCOLA(S) PARA RECEBER ESTUDANTES INDÍGENA(S) NO QUE TANGE À CAPACITAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS), E À OFERTA DE TRADUTORES(AS) PARA ATUAR COMO APOIO METODOLÓGICO ÀS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE AINDA NÃO FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA. OS DADOS TAMBÉM DESVELAM VÁRIOS TIPOS DE VIOLÊNCIA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS: FÍSICA, PSICOLÓGICA E MORAL, COMETIDAS POR COLEGAS E PROFESSORES(AS) E MEMBROS DA GESTÃO ESCOLAR, TANTO DENTRO DAS SALAS DE AULA COMO NOS DEMAIS ESPAÇOS DA ESCOLA, CAUSANDO IMPACTOS NEGATIVOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DESSAS CRIANÇAS.