SILVA, Talita Oliveira Da et al.. Autismo - família - escola: uma relação que inclui. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8112>. Acesso em: 24/11/2024 20:54
O referido artigo tem como objetivo abordar o Transtorno Espectro Autista (TEA), que afetacerca de 70 milhões de pessoas no mundo, evidenciando suas principais características, possíveis causas, tratamentos, diagnóstico, e práticas pedagógicas que possam ser trabalhadas com pessoas que apresentem esse distúrbio. Evidencia-se a forma como a doença vem sendo estudada e tratada por alguns profissionais, dos quais buscam as melhores formas de introduzir esse indivíduo na sociedade, sempre respeitando seus limites e restrições, destacando também a participação dos familiares, desde a descoberta do transtorno, bem como, o período de tratamento, sendo de suma importância esse convívio, uma vez que, esse tratamento é contínuo, não havendo regressão da doença, somente agindo como uma forma de amenizar os sintomas ocasionados pelo distúrbio, e, consequentemente, o mesmo poderá interagir socialmente. São abordadas as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem e de comunicação do aluno autista, como também, o trabalho dos educadores para aprimorar essas habilidades, ressaltando a necessidade de inserção da criança autista no meio escolar, as metodologias usadas pelas instituições de ensino, a luta pela inclusão dos mesmos em escolas regulares, como também, as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação em atender, de forma eficaz, a esse tipo de problemática.