“ELA NÃO ENTENDEU POR QUE ELA É ÍNDIA”: VIVÊNCIA DA CRIANÇA INDÍGENA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLA NÃO INDÍGENA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81127 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2211 "inscrito_id" => 8664 "titulo" => "“ELA NÃO ENTENDEU POR QUE ELA É ÍNDIA”: VIVÊNCIA DA CRIANÇA INDÍGENA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLA NÃO INDÍGENA" "resumo" => "O TRABALHO APRESENTA O RESULTADO DE UM ESTUDO REALIZADO, DE JULHO DE 2020 A JULHO DE 2021, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇAS INDÍGENAS NO 3°, 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA CIDADE DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, E DE ENTREVISTA COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA EM DIÁLOGO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), MINAYO (1999), RAPETTO E SOUZA, CARRARA (2004), (2007), TEIXEIRA, MAINBOURG E BRASIL (2009), SOBRINHO (2011), BERGAMASCHI ET AL. (2012), BANIWA (2013), SANTOS E SECCHI (2013), PAIVA ET AL. (2016), PAIVA (2019), SILVA (2020), SILVA E PAIVA (2011) PIRES E ADAMS (2020), BRASIL (2020). OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE DESDE 2003 O QUANTITATIVO DE MATRÍCULA DESSES ALUNOS NAS ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA CIDADE DE PARINTINS/AM AUMENTOU SIGNIFICATIVAMENTE. ALÉM DISSO, DESVELAM; AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA E SIMBÓLICA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS PELOS COLEGAS, DENTRO E FORA DAS SALAS DE AULA, BEM COMO PELOS(AS) PROFESSORES(AS) E DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR; A AUSÊNCIA DE INTÉRPRETES/TRADUTORES EM SALA DE AULA É FATOR DETERMINANTE PARA O FRACASSO ESCOLAR DESSAS CRIANÇAS; E A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS) E DA GESTÃO ESCOLAR PARA ATENDER A ESSE ALUNADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CRIANÇAS INDÍGENAS, VIOLÊNCIA, ESCOLA NÃO INDÍGENA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID8664_30092021190305.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCIELEN VIANA E VIANA" "autor_nome_curto" => "JUCIELEN VIANA" "autor_email" => "jucielenviana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ PARINTINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81127 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2211 "inscrito_id" => 8664 "titulo" => "“ELA NÃO ENTENDEU POR QUE ELA É ÍNDIA”: VIVÊNCIA DA CRIANÇA INDÍGENA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLA NÃO INDÍGENA" "resumo" => "O TRABALHO APRESENTA O RESULTADO DE UM ESTUDO REALIZADO, DE JULHO DE 2020 A JULHO DE 2021, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇAS INDÍGENAS NO 3°, 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA CIDADE DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, E DE ENTREVISTA COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA EM DIÁLOGO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), MINAYO (1999), RAPETTO E SOUZA, CARRARA (2004), (2007), TEIXEIRA, MAINBOURG E BRASIL (2009), SOBRINHO (2011), BERGAMASCHI ET AL. (2012), BANIWA (2013), SANTOS E SECCHI (2013), PAIVA ET AL. (2016), PAIVA (2019), SILVA (2020), SILVA E PAIVA (2011) PIRES E ADAMS (2020), BRASIL (2020). OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE DESDE 2003 O QUANTITATIVO DE MATRÍCULA DESSES ALUNOS NAS ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA CIDADE DE PARINTINS/AM AUMENTOU SIGNIFICATIVAMENTE. ALÉM DISSO, DESVELAM; AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA E SIMBÓLICA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS PELOS COLEGAS, DENTRO E FORA DAS SALAS DE AULA, BEM COMO PELOS(AS) PROFESSORES(AS) E DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR; A AUSÊNCIA DE INTÉRPRETES/TRADUTORES EM SALA DE AULA É FATOR DETERMINANTE PARA O FRACASSO ESCOLAR DESSAS CRIANÇAS; E A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS) E DA GESTÃO ESCOLAR PARA ATENDER A ESSE ALUNADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CRIANÇAS INDÍGENAS, VIOLÊNCIA, ESCOLA NÃO INDÍGENA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID8664_30092021190305.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUCIELEN VIANA E VIANA" "autor_nome_curto" => "JUCIELEN VIANA" "autor_email" => "jucielenviana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ PARINTINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }