VIANA, Jucielen E et al.. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81127>. Acesso em: 25/11/2024 05:52
O TRABALHO APRESENTA O RESULTADO DE UM ESTUDO REALIZADO, DE JULHO DE 2020 A JULHO DE 2021, SOBRE A VIVÊNCIA DE CRIANÇAS INDÍGENAS NO 3°, 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA CIDADE DE PARINTINS/AM. A METODOLOGIA ADOTADA CONSTOU DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM INDÍGENAS QUE CURSARAM ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS, E DE ENTREVISTA COM CRIANÇAS INDÍGENAS MATRICULADAS EM ESCOLAS NÃO INDÍGENAS. A ANÁLISE DESSE CONJUNTO DE DADOS FOI DESENVOLVIDA EM DIÁLOGO COM OS TRABALHOS DE MELIÁ (1979), MINAYO (1999), RAPETTO E SOUZA, CARRARA (2004), (2007), TEIXEIRA, MAINBOURG E BRASIL (2009), SOBRINHO (2011), BERGAMASCHI ET AL. (2012), BANIWA (2013), SANTOS E SECCHI (2013), PAIVA ET AL. (2016), PAIVA (2019), SILVA (2020), SILVA E PAIVA (2011) PIRES E ADAMS (2020), BRASIL (2020). OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE DESDE 2003 O QUANTITATIVO DE MATRÍCULA DESSES ALUNOS NAS ESCOLAS NÃO INDÍGENAS DA CIDADE DE PARINTINS/AM AUMENTOU SIGNIFICATIVAMENTE. ALÉM DISSO, DESVELAM; AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA E SIMBÓLICA PRATICADAS CONTRA ESSAS CRIANÇAS PELOS COLEGAS, DENTRO E FORA DAS SALAS DE AULA, BEM COMO PELOS(AS) PROFESSORES(AS) E DEMAIS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR; A AUSÊNCIA DE INTÉRPRETES/TRADUTORES EM SALA DE AULA É FATOR DETERMINANTE PARA O FRACASSO ESCOLAR DESSAS CRIANÇAS; E A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS) E DA GESTÃO ESCOLAR PARA ATENDER A ESSE ALUNADO.