ESTE ARTIGO TEM COMO TEMA CENTRAL AS ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A INCLUSÃO DESTE ALUNO É CONCEBIDA PELA ESCOLA, MAS SUA REALIZAÇÃO DEPENDE DE UM NOVO OLHAR AO SISTEMA ESCOLAR E PRINCIPALMENTE DA CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO NAS INSTITUIÇÕES E PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. O OBJETIVO GERAL É IDENTIFICAR OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO SISTEMA REGULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO, MOSTRAR COMO ACONTECE A SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA COMUNIDADE ESCOLAR; COMPREENDER DE QUE MODO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA É INSERIDA NO PROJETO DA ESCOLA NA GARANTIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; VERIFICAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA APRESENTADA CARACTERIZA-SE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. ESTE PROCESSO É EXECUTADO A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRITICA DOS MATERIAIS DISPONÍVEIS NAS BASES DE DADOS (SCIELO, LILACS) COMO ARTIGOS CIENTÍFICOS E EXTRAÇÃO DO CONTEÚDO QUE TEM MAIOR INTERESSE PARA O ESTUDO UTILIZANDO AS DEVIDAS REFERÊNCIAS DOS RESPECTIVOS AUTORES. OS PRINCIPAIS AUTORES QUE FUNDAMENTARAM ESTE TRABALHO FORAM BRASIL (2002), FERNANDES (2004), DAMÁSIO (2005), ALMEIDA (2012), E OUTROS. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS PELOS PROFESSORES, NO SENTIDO DE INCLUIR OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ATIVIDADES TEÓRICAS E PRATICAS EM SALA DE AULA.