RODRIGUES, Maria De Fátima Soares Pinto. Cantigas de roda: uma experiência prática. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8117>. Acesso em: 24/11/2024 22:19
Este trabalho tem como finalidade fazermos um relato sobre uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Municipal Isaias Bessa no município de Taboleiro Grande com crianças da pré-escola, tendo como objetivo resgatar as Cantigas de Roda na sala de aula da educação Infantil. Para tanto tivemos como suporte teórico autores como: (RCNEI, 1998); MARTINS (2012) e outros para fundamentar nosso artigo. Em linhas gerais a realização desse projeto possibilitou abrirmos um espaço para se trabalhar as cantigas de roda em nossa escola, e ao mesmo tempo, pudemos concluir que o resgate se efetivou, pois, com o uso das cantigas de roda em sala de aula, houve uma ativação da memória das crianças, no que se refere, à cultura de se brincar com as cantigas de roda. Constatamos ainda que a memória se fez presente no momento da realização desse projeto, no entanto, só permanecerá diante da postura critica do professor da prática pedagógica. Assim sendo acreditamos que os objetivos do projeto de resgatar as cantigas de roda foram atingidos.