MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA DO CAMPO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CLASSES MULTISSERIADAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81202 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2291 "inscrito_id" => 693 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA DO CAMPO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CLASSES MULTISSERIADAS" "resumo" => "ESTA PESQUISA ORIGINA-SE DE ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, EM QUE FOI POSSÍVEL VISITAR COMUNIDADES RIBEIRINHAS LOCALIZADAS NO BAIXO AMAZONAS, NAS QUAIS PODE-SE OBSERVAR NAS ESCOLAS DO CAMPO A PREDOMINÂNCIA DE CLASSES MULTISSERIADAS. COMO ESPECIFICIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO, AS CLASSES MULTISSERIADAS SÃO SALAS DE AULA EM QUE O PROFESSOR TRABALHA SIMULTANEAMENTE COM TURMAS DIFERENTES E COM ALUNOS DE NÍVEIS EDUCACIONAIS HETEROGÊNEOS NA MESMA SALA. DESSA FORMA, COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA COMO UM PROCESSO QUE DEVE ESTAR ALINHADO ÀS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS, EM QUE O ATO DE LER E ESCREVER É ARTICULADO ÀS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO GERAL CONHECER AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS EM CLASSES MULTISSERIADAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM. O ESTUDO ASSUMIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE ARROYO (2004, 2011) CALDART (2002), HAGE (2005, 2011), ROJO (2012,2013), BRASIL (2018). O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, DIRECIONADA A 1 (UMA) PROFESSORA. DE ACORDO COM OS DADOS, OS MULTILETRAMENTOS AINDA NÃO SÃO COMPREENDIDOS PELA PROFESSORA, AINDA QUE SEU USO NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CLASSES MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DO CAMPO APRESENTE-SE COMO IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO PARA O DOMÍNIO DESSAS HABILIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, LEITURA E ESCRITA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, CLASSE MULTISSERIADA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID693_30092021215251.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO BAGATA TAVARES" "autor_nome_curto" => "MARCELO BAGATA TAVARES" "autor_email" => "marcelobtavares18@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81202 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2291 "inscrito_id" => 693 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA DO CAMPO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CLASSES MULTISSERIADAS" "resumo" => "ESTA PESQUISA ORIGINA-SE DE ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, EM QUE FOI POSSÍVEL VISITAR COMUNIDADES RIBEIRINHAS LOCALIZADAS NO BAIXO AMAZONAS, NAS QUAIS PODE-SE OBSERVAR NAS ESCOLAS DO CAMPO A PREDOMINÂNCIA DE CLASSES MULTISSERIADAS. COMO ESPECIFICIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO, AS CLASSES MULTISSERIADAS SÃO SALAS DE AULA EM QUE O PROFESSOR TRABALHA SIMULTANEAMENTE COM TURMAS DIFERENTES E COM ALUNOS DE NÍVEIS EDUCACIONAIS HETEROGÊNEOS NA MESMA SALA. DESSA FORMA, COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA COMO UM PROCESSO QUE DEVE ESTAR ALINHADO ÀS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS, EM QUE O ATO DE LER E ESCREVER É ARTICULADO ÀS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO GERAL CONHECER AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS EM CLASSES MULTISSERIADAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM. O ESTUDO ASSUMIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE ARROYO (2004, 2011) CALDART (2002), HAGE (2005, 2011), ROJO (2012,2013), BRASIL (2018). O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, DIRECIONADA A 1 (UMA) PROFESSORA. DE ACORDO COM OS DADOS, OS MULTILETRAMENTOS AINDA NÃO SÃO COMPREENDIDOS PELA PROFESSORA, AINDA QUE SEU USO NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CLASSES MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DO CAMPO APRESENTE-SE COMO IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO PARA O DOMÍNIO DESSAS HABILIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, LEITURA E ESCRITA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, CLASSE MULTISSERIADA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID693_30092021215251.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO BAGATA TAVARES" "autor_nome_curto" => "MARCELO BAGATA TAVARES" "autor_email" => "marcelobtavares18@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }