EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ENTRE MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81259 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2360 "inscrito_id" => 1824 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ENTRE MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "A EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ? UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE APRESENTA CARACTER?STICAS ESPEC?FICAS E QUE DEMANDA ESTUDOS EM DIFERENTES VERTENTES COMO, POR EXEMPLO, OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS JUNTO A ESTE P?BLICO, AS PERCEP??ES DOS/AS EDUCANDOS/AS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ETC. COM ESTE ARTIGO, OBJETIVOU-SE COMPREENDER AS MEM?RIAS, AS HIST?RIAS E AS PERSPECTIVAS DE DUAS PESSOAS QUE FINALIZARAM OS SEUS ESTUDOS NA EJA. METODOLOGICAMENTE, FORAM REALIZADAS DUAS ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA EJA, COM TR?S PERGUNTAS PRINCIPAIS: A) QUAIS AS MEM?RIAS QUE VOC? TEM DO SEU PER?ODO EDUCACIONAL ANTES DE CHEGAR NA EJA?; B) COMO FOI A SUA INSER??O NA EJA E COMO FOI O PERCURSO PARA A FINALIZA??O DOS ESTUDOS? E C) COMO VOC? IDENTIFICA A IMPORT?NCIA DA EJA NA SUA VIDA E COMO VISLUMBRA/VISLUMBROU O FUTURO AO TERMINAR OS ESTUDOS NA EJA?. AP?S A REALIZA??O DAS ENTREVISTAS E AN?LISE DESTAS, OS RESULTADOS NOS PERMITE RATIFICAR QUE ? INDISCUT?VEL A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O E, NO CASO ESPEC?FICO DA EJA, ESSA IMPORT?NCIA PARECE SER AMPLIFICADA, POIS PERMITE, POR EXEMPLO, QUE AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESSE P?BLICO CONSIGAM, CONCOMITANTEMENTE, REMEMORAR O PASSADO, NO SENTIDO DE PERCEBEREM AS DIFICULDADES PELAS QUAIS PASSARAM, PASSANDO A SE SENTIREM MAIS CAPAZES E SE REVESTIREM DE AUTOESTIMA, VISLUMBRANDO UM FUTURO POSS?VEL, OU SEJA, POR MEIO DA EDUCA??O, DA EJA, S?O CAPAZES DE ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS E ALCAN?AR OS SEUS SONHOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EJA, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID1824_30092021231005.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81259 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2360 "inscrito_id" => 1824 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ENTRE MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "A EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ? UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE APRESENTA CARACTER?STICAS ESPEC?FICAS E QUE DEMANDA ESTUDOS EM DIFERENTES VERTENTES COMO, POR EXEMPLO, OS PROCESSOS AVALIATIVOS ADOTADOS JUNTO A ESTE P?BLICO, AS PERCEP??ES DOS/AS EDUCANDOS/AS RELACIONADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ETC. COM ESTE ARTIGO, OBJETIVOU-SE COMPREENDER AS MEM?RIAS, AS HIST?RIAS E AS PERSPECTIVAS DE DUAS PESSOAS QUE FINALIZARAM OS SEUS ESTUDOS NA EJA. METODOLOGICAMENTE, FORAM REALIZADAS DUAS ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA EJA, COM TR?S PERGUNTAS PRINCIPAIS: A) QUAIS AS MEM?RIAS QUE VOC? TEM DO SEU PER?ODO EDUCACIONAL ANTES DE CHEGAR NA EJA?; B) COMO FOI A SUA INSER??O NA EJA E COMO FOI O PERCURSO PARA A FINALIZA??O DOS ESTUDOS? E C) COMO VOC? IDENTIFICA A IMPORT?NCIA DA EJA NA SUA VIDA E COMO VISLUMBRA/VISLUMBROU O FUTURO AO TERMINAR OS ESTUDOS NA EJA?. AP?S A REALIZA??O DAS ENTREVISTAS E AN?LISE DESTAS, OS RESULTADOS NOS PERMITE RATIFICAR QUE ? INDISCUT?VEL A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O E, NO CASO ESPEC?FICO DA EJA, ESSA IMPORT?NCIA PARECE SER AMPLIFICADA, POIS PERMITE, POR EXEMPLO, QUE AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESSE P?BLICO CONSIGAM, CONCOMITANTEMENTE, REMEMORAR O PASSADO, NO SENTIDO DE PERCEBEREM AS DIFICULDADES PELAS QUAIS PASSARAM, PASSANDO A SE SENTIREM MAIS CAPAZES E SE REVESTIREM DE AUTOESTIMA, VISLUMBRANDO UM FUTURO POSS?VEL, OU SEJA, POR MEIO DA EDUCA??O, DA EJA, S?O CAPAZES DE ATINGIR OS SEUS OBJETIVOS E ALCAN?AR OS SEUS SONHOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EJA, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID1824_30092021231005.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }