ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE
PANDEMIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81261 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2364 "inscrito_id" => 1550 "titulo" => """ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS\r\n BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE\r\n PANDEMIA """ "resumo" => "IMPORTANTE ETAPA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO POSSIBILITA AO FUTURO PROFESSOR O PRIMEIRO CONTATO COM A VIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR, APROXIMANDO-O DE SEU LÓCUS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; A ESCOLA BÁSICA. O PRESENTE TRABALHO DE NATUREZA QUALITATIVA, TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE OBJETIVOU RELATAR E REFLETIR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL LOCALIZADA NO MUNÍCIPIO DE ALEGRE/ES, EVIDENCIANDO AS DIFICULDADES E DESAFIOS ENCONTRADOS NO PERÍODO PANDÊMICO, E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE BIOLOGIA. EM DECORRÊNCIA DO ENSINO REMOTO, A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FOI DESAFIADORA DEVIDO À NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES, A FALTA DE CONTATO COM OS ESTUDANTES, COM O PROFESSOR E COM A ROTINA ESCOLAR. O CONTEÚDO TRABALHADO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, POR SER ABSTRATO, PODE TER SIDO DUPLAMENTE PREJUDICADO NO ENSINO REMOTO. ENTRETANTO, OS DESAFIOS VIVENCIADOS POSSIBILITARAM A APRENDIZAGEM E O CONHECIMENTO DE VARIADAS PLATAFORMAS DIGITAIS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS EM AULAS FUTURAS. APESAR DA AUSÊNCIA DO CONTATO PRESENCIAL COM A COMUNIDADE ESCOLAR, O ENSINO REMOTO PERMITIU A VIVÊNCIA DE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E A POSSIBILIDADE DE DESCOBERTA DA ARTICULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS COM OS RECURSOS DIGITAIS E TECNOLÓGICOS. ALÉM DISSO, PROPORCIONOU A TROCA DE SABERES ENTRE O ESTAGIÁRIO E O PROFESSOR SUPERVISOR, O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE AS DIFERENTES REALIDADES VIVENCIADAS PELOS ESTUDANTES, E SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR ANTES E DURANTE A PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL, PANDEMIA, LICENCIATURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID1550_30092021231846.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONNIKE RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MONNIKE RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_email" => "monnike.rodrigues@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81261 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2364 "inscrito_id" => 1550 "titulo" => """ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS\r\n BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE\r\n PANDEMIA """ "resumo" => "IMPORTANTE ETAPA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO POSSIBILITA AO FUTURO PROFESSOR O PRIMEIRO CONTATO COM A VIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR, APROXIMANDO-O DE SEU LÓCUS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; A ESCOLA BÁSICA. O PRESENTE TRABALHO DE NATUREZA QUALITATIVA, TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE OBJETIVOU RELATAR E REFLETIR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL LOCALIZADA NO MUNÍCIPIO DE ALEGRE/ES, EVIDENCIANDO AS DIFICULDADES E DESAFIOS ENCONTRADOS NO PERÍODO PANDÊMICO, E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE BIOLOGIA. EM DECORRÊNCIA DO ENSINO REMOTO, A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FOI DESAFIADORA DEVIDO À NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES, A FALTA DE CONTATO COM OS ESTUDANTES, COM O PROFESSOR E COM A ROTINA ESCOLAR. O CONTEÚDO TRABALHADO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, POR SER ABSTRATO, PODE TER SIDO DUPLAMENTE PREJUDICADO NO ENSINO REMOTO. ENTRETANTO, OS DESAFIOS VIVENCIADOS POSSIBILITARAM A APRENDIZAGEM E O CONHECIMENTO DE VARIADAS PLATAFORMAS DIGITAIS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS EM AULAS FUTURAS. APESAR DA AUSÊNCIA DO CONTATO PRESENCIAL COM A COMUNIDADE ESCOLAR, O ENSINO REMOTO PERMITIU A VIVÊNCIA DE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E A POSSIBILIDADE DE DESCOBERTA DA ARTICULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS COM OS RECURSOS DIGITAIS E TECNOLÓGICOS. ALÉM DISSO, PROPORCIONOU A TROCA DE SABERES ENTRE O ESTAGIÁRIO E O PROFESSOR SUPERVISOR, O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE AS DIFERENTES REALIDADES VIVENCIADAS PELOS ESTUDANTES, E SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR ANTES E DURANTE A PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL, PANDEMIA, LICENCIATURA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID1550_30092021231846.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONNIKE RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MONNIKE RODRIGUES DE OLIVEIRA" "autor_email" => "monnike.rodrigues@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }