GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE GAMIFICADA RPG EDUCATIVO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81296 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2408 "inscrito_id" => 8202 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE GAMIFICADA RPG EDUCATIVO" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA E DISCUTE O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA BASEADA NA GAMIFICAÇÃO, RESULTADO DE UMA ATIVIDADE ACADÊMICA DESENVOLVIDA NO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, DO CURSO DE PEDAGOGIA, QUE DEMANDOU O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE UMA AULA PRÁTICA COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. A GAMIFICAÇÃO CONSISTE EM USAR ELEMENTOS DE GAMES FORA DO AMBIENTE GAMER. OS RESULTADOS OBSERVADOS INDICARAM QUE A ATIVIDADE GAMIFICADA PROPOSTA APARENTA SER COGNITIVAMENTE INADEQUADA PARA A FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS (6-7 ANOS), PORQUE EXIGE ELEVADA ATENÇÃO À HISTÓRIA E AOS DETALHES DA NARRATIVA A FIM DE AVANÇAR NOS NÍVEIS DO RPG EDUCATIVO. AINDA ASSIM, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A ATIVIDADE GAMIFICADA ESTIMULOU A PARTICIPAÇÃO DURANTE A AULA REALIZADA E CONTRIBUIU PARA DESENVOLVER A AUTONOMIA E O ENGAJAMENTO DAS CRIANÇAS. VERIFICOU-SE TAMBÉM QUE FOI POSSÍVEL ABORDAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES SELECIONADOS E ESTIMULAR AS COMPETÊNCIAS PREVISTAS NO PLANO DE AULA, POSSIBILITANDO ÀS CRIANÇAS COMPREENDEREM O QUE É O FOLCLORE BRASILEIRO E REFLETIREM SOBRE O DESMATAMENTO, ALÉM DE PROMOVER O TRABALHO EM EQUIPE E A CAPACIDADE DE SOLUCIONAR PROBLEMAS E DE TOMAR DECISÕES EM CURTO PRAZO. PORTANTO, A EXPERIÊNCIA DE USAR A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA FOI AVALIADA POSITIVAMENTE, EM TERMOS DE APRENDIZAGEM ESPERADA E DE COLABORAÇÃO PARA O TRABALHO DO PROFESSOR E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM OS ALUNOS, TORNANDO A AULA MAIS DINÂMICA E MOTIVADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ATIVIDADE GAMIFICADA, GAMIFICAÇÃO, GAME EDUCATIVO, RPG EDUCATIVO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8202_29112021160733.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO LUCAS FRUTUOSO MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LUCAS FRUTUOSO" "autor_email" => "luhm56@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81296 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2408 "inscrito_id" => 8202 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE GAMIFICADA RPG EDUCATIVO" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA E DISCUTE O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA BASEADA NA GAMIFICAÇÃO, RESULTADO DE UMA ATIVIDADE ACADÊMICA DESENVOLVIDA NO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, DO CURSO DE PEDAGOGIA, QUE DEMANDOU O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE UMA AULA PRÁTICA COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. A GAMIFICAÇÃO CONSISTE EM USAR ELEMENTOS DE GAMES FORA DO AMBIENTE GAMER. OS RESULTADOS OBSERVADOS INDICARAM QUE A ATIVIDADE GAMIFICADA PROPOSTA APARENTA SER COGNITIVAMENTE INADEQUADA PARA A FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS (6-7 ANOS), PORQUE EXIGE ELEVADA ATENÇÃO À HISTÓRIA E AOS DETALHES DA NARRATIVA A FIM DE AVANÇAR NOS NÍVEIS DO RPG EDUCATIVO. AINDA ASSIM, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A ATIVIDADE GAMIFICADA ESTIMULOU A PARTICIPAÇÃO DURANTE A AULA REALIZADA E CONTRIBUIU PARA DESENVOLVER A AUTONOMIA E O ENGAJAMENTO DAS CRIANÇAS. VERIFICOU-SE TAMBÉM QUE FOI POSSÍVEL ABORDAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES SELECIONADOS E ESTIMULAR AS COMPETÊNCIAS PREVISTAS NO PLANO DE AULA, POSSIBILITANDO ÀS CRIANÇAS COMPREENDEREM O QUE É O FOLCLORE BRASILEIRO E REFLETIREM SOBRE O DESMATAMENTO, ALÉM DE PROMOVER O TRABALHO EM EQUIPE E A CAPACIDADE DE SOLUCIONAR PROBLEMAS E DE TOMAR DECISÕES EM CURTO PRAZO. PORTANTO, A EXPERIÊNCIA DE USAR A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA FOI AVALIADA POSITIVAMENTE, EM TERMOS DE APRENDIZAGEM ESPERADA E DE COLABORAÇÃO PARA O TRABALHO DO PROFESSOR E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM OS ALUNOS, TORNANDO A AULA MAIS DINÂMICA E MOTIVADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ATIVIDADE GAMIFICADA, GAMIFICAÇÃO, GAME EDUCATIVO, RPG EDUCATIVO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8202_29112021160733.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO LUCAS FRUTUOSO MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LUCAS FRUTUOSO" "autor_email" => "luhm56@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }