ATUALMENTE VERIFICAMOS QUE A DISCIPLINA DE QU?MICA ? CONSIDERADA PELOS DISCENTES DE DIF?CIL COMPREENS?O, AL?M DE SE TRATAR NA SUA MAIORIA DE ASSUNTOS ABSTRATOS, PROVOCANDO NOS ALUNOS UM DESINTERESSE PELOS SEUS ESTUDOS. POR ESTE MOTIVO OS PROFESSORES VIRAM A NECESSIDADE DE EFETIVAR NOVAS METODOLOGIAS, QUE ? O CASO DAS AULAS EXPERIMENTAIS, POIS QUANDO ASSOCIAMOS A TEORIA ? PR?TICA TORNAMOS O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO E FACILITAMOS A COMPREENS?O DOS ASSUNTOS MINISTRADOS. DESSE MODO, TEMOS COMO OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEP??O DOS ALUNOS AP?S A INSER??O DAS AULAS EXPERIMENTAIS. A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA COM DUAS TURMAS DE 2? S?RIE DO ENSINO M?DIO, TOTALIZANDO 80 ALUNOS DE UMA ESCOLA P?BLICA LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DO CRATO-CE, CARACTERIZADA POR ABORDAGEM QUALITATIVA COM A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO AOS MESMOS. OBTIVEMOS RESULTADOS SATISFAT?RIO AO T?RMINO DO ESTUDO, ONDE A MAIORIA DOS ESTUDANTES CONFIRMARAM QUE USANDO A EXPERIMENTA??O FACILITOU SEU APRENDIZADO ACERCA DO CONTE?DO DE CIN?TICA QU?MICA, NO QUAL ERA T?O CONFUSO ANTES DESSAS AULAS. ENT?O, ? DE GRANDE RELEV?NCIA INTRODUZIR ESSA NOVA METODOLOGIA, POIS ELA IR? POTENCIALIZAR O ENSINO DE QU?MICA NAS ESCOLAS.