ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE ANALISAR OS PROCESSOS FOMARTIVOS DA EDUCA??O B?SICA DESENVOLVIDO, NO MUSEU CASA DE MARGARIDA MARIA ALVES, LOCALIZADO NA CIDADE DE ALAGOA GRANDE NO ESTADO DA PARA?BA,, COM VISTA, A PRESERVA??O DA HIST?RIA LOCAL DESTE ESPA?O PARA A CONSTITUI??O DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ENQUANTO SUJEITOS RESPONSAV?IS PARA OPORTUNIZAR AOS ALUNOS O DIREITO DE FORMA-SE FRENTE OS ASPECTOS HIST?RICOS VIA O PATRIM?NIO CULTURAL (MUSEU CASA MARGARIDA MARIA ALVES). ASSIM, FOI POSS?VEL REGISTRAR QUE A EXPERI?NCIA FORMATIVA GEROU UMA NOVA PERSPECTIVA DE VALORIZA??O DO MUSEU EM SEU POTENCIAL EDUCATIVO PRODUZINDO SIGNFICADOS SENS?VEIS A CONSTITUI??O DOS MUSEUS E SUA IMPORT?NCIA PARA A HIST?RIA LOCAL. ASSIM, FICOU COMPROVADO A ASSERTIVA QUE ? POSS?VEL A COMPREENS?O DO MUSEU COMO LOCAL DE CONHECIMENTO E APRENDIIZAGEM. PORTANTO, ESTE TRABALHO NOS CONVIDA A UMA REFLEX?O DA INSTITUI??O MUSEAL ENQUANTO LUGAR DE VIDA.ESPERAMOS QUE O ESTUDO POSSA AJUDAR OUTROS MUNICIPIOS, OUTROS PROFISISONAIS A TAMB?M EMBARCAREM NA EXPERI?NCIA DA HIST?RIA LOCAL, DO PATRIM?NIO MUSEAL.