CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA PERANTE AS DIFICULDADES NOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO DOS ADOLESCENTES NA ESCOLA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81342 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2480 "inscrito_id" => 8689 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA PERANTE AS DIFICULDADES NOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO DOS ADOLESCENTES NA ESCOLA" "resumo" => "UM DOS SISTEMAS MAIS AFETADOS PELA CRISE SANITÁRIA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS FOI O SETOR EDUCACIONAL, POR CONTA DO ISOLAMENTO SOCIAL TODA COMUNIDADE ESCOLAR FOI PRIVADA DO CONVÍVIO QUE É ESSENCIAL AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO CONSISTEM EM COMPREENDER OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO; COMPREENDER COMO A FALTA DE CONVIVÊNCIA PODE GERAR BLOQUEIOS NOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E QUAIS SERIAM AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA MEDIANTE A TAIS DIFICULDADES NOS ADOLESCENTES. A REFERENTE PESQUISA É QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. PARA A COLETA DE DADOS, AS BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS CENTRAVAM NOS TEMAS PSICOLOGIA ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA E OS IMPACTOS DA PRIVAÇÃO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR. PARA A AQUISIÇÃO DO MATERIAL DE ESTUDO, CONSULTARAM-SE LIVROS IMPRESSOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS DISPONÍVEIS NAS PRINCIPAIS BASES DE DADOS. O REFERENCIAL TEÓRICO PARA REFLEXÃO FOI A ABORDAGEM HUMANISTA DE CARL ROGERS, QUE EVIDENCIA A EMPATIA, A CONGRUÊNCIA E A CONSIDERAÇÃO POSITIVA INCONDICIONAL COMO ELEMENTOS FACILITADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA PRIORIZANDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. COMO EXPOSTO NOS RESULTADOS AS POSSIBILIDADES DE CONVIVER E SE RELACIONAR ESTÃO LIMITADAS DENTRO DA VIDA SOCIAL, A FALTA DE INTERAÇÕES, POR CONTA DO ISOLAMENTO, PODEM CARACTERIZAR VULNERABILIDADE E INCONGRUÊNCIA NAS COMUNICAÇÕES O QUE PREJUDICA A VISÃO DE MUNDO DOS JOVENS QUE É ADQUIRIDA PELA VIVÊNCIA SOCIAL. ESTA PESQUISA NORTEADA PELA AÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR EVIDENCIA A NECESSIDADE DE INTERVENÇÕES POTENCIALIZADORAS PARA PROPICIAR VÍNCULOS ENTRE OS ALUNOS NESTE CENÁRIO O QUAL A CONVIVÊNCIA ESCOLAR NÃO É MAIS HABITUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, CONVIVÊNCIA, PSICOLOGIA ESCOLAR, ISOLAMENTO SOCIAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID8689_08102021152058.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA SILVA" "autor_email" => "fernanda.797@uni9.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81342 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2480 "inscrito_id" => 8689 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA PERANTE AS DIFICULDADES NOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO DOS ADOLESCENTES NA ESCOLA" "resumo" => "UM DOS SISTEMAS MAIS AFETADOS PELA CRISE SANITÁRIA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS FOI O SETOR EDUCACIONAL, POR CONTA DO ISOLAMENTO SOCIAL TODA COMUNIDADE ESCOLAR FOI PRIVADA DO CONVÍVIO QUE É ESSENCIAL AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO CONSISTEM EM COMPREENDER OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO; COMPREENDER COMO A FALTA DE CONVIVÊNCIA PODE GERAR BLOQUEIOS NOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E QUAIS SERIAM AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA MEDIANTE A TAIS DIFICULDADES NOS ADOLESCENTES. A REFERENTE PESQUISA É QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. PARA A COLETA DE DADOS, AS BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS CENTRAVAM NOS TEMAS PSICOLOGIA ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA E OS IMPACTOS DA PRIVAÇÃO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR. PARA A AQUISIÇÃO DO MATERIAL DE ESTUDO, CONSULTARAM-SE LIVROS IMPRESSOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS DISPONÍVEIS NAS PRINCIPAIS BASES DE DADOS. O REFERENCIAL TEÓRICO PARA REFLEXÃO FOI A ABORDAGEM HUMANISTA DE CARL ROGERS, QUE EVIDENCIA A EMPATIA, A CONGRUÊNCIA E A CONSIDERAÇÃO POSITIVA INCONDICIONAL COMO ELEMENTOS FACILITADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA PRIORIZANDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. COMO EXPOSTO NOS RESULTADOS AS POSSIBILIDADES DE CONVIVER E SE RELACIONAR ESTÃO LIMITADAS DENTRO DA VIDA SOCIAL, A FALTA DE INTERAÇÕES, POR CONTA DO ISOLAMENTO, PODEM CARACTERIZAR VULNERABILIDADE E INCONGRUÊNCIA NAS COMUNICAÇÕES O QUE PREJUDICA A VISÃO DE MUNDO DOS JOVENS QUE É ADQUIRIDA PELA VIVÊNCIA SOCIAL. ESTA PESQUISA NORTEADA PELA AÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR EVIDENCIA A NECESSIDADE DE INTERVENÇÕES POTENCIALIZADORAS PARA PROPICIAR VÍNCULOS ENTRE OS ALUNOS NESTE CENÁRIO O QUAL A CONVIVÊNCIA ESCOLAR NÃO É MAIS HABITUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, CONVIVÊNCIA, PSICOLOGIA ESCOLAR, ISOLAMENTO SOCIAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID8689_08102021152058.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA SILVA" "autor_email" => "fernanda.797@uni9.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }