LARA, Jessica Naiara et al.. O tutor no contexto da educação a distância. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81415>. Acesso em: 22/11/2024 12:11
NAS ÚLTIMAS DÉCADAS FOI OBSERVADO UM AUMENTO DAS OFERTAS DE CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, CONSEQUENTEMENTE COM O DESENVOLVIMENTO E DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), DISCUSSÕES SOBRE OS PAPÉIS DESEMPENHADOS PELOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NESSA MODALIDADE DE ENSINO SÃO ESSENCIAIS PARA RESSIGNIFICAR SUA CONTRIBUIÇÃO NESSE NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO CONSISTIU EM UMA REVISÃO NARRATIVA, COM O INTUITO DE FAZER UMA BREVE ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO TUTOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ENTENDIDA COMO UMA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO, A TUTORIA É A CHAVE PARA A ARTICULAÇÃO ENTRE A INSTRUÇÃO E O PROCESSO EDUCATIVO, UMA VEZ QUE ESSES PROFISSIONAIS CRIAM REDES DE APRENDIZAGENS DINÂMICAS, FLEXÍVEIS, INTELIGENTES E PRODUTIVAS, DIRETAMENTE COM OS ALUNOS. DESSA FORMA, O TUTOR PARTICIPA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS E GERENTES DE SUA CAMINHADA RUMO AO CONHECIMENTO, SENDO, PORTANTO, UMA PEÇA ESSENCIAL PARA O SUCESSO DE UM CURSO EAD.