EDUCAÇÃO INTERATIVA E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS AO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81449 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2818 "inscrito_id" => 7992 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERATIVA E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS AO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A EDUCAÇÃO INTERATIVA (EI) QUANDO IMERSA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, ELUCIDANDO QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO DOCENTE, DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL, NO QUE TANGE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS PELA PESQUISA, VIDE O DESPERTAR DO INTERESSE DESSES DIANTE DA PERCEPÇÃO DE RELEVÂNCIA JUNTO AOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO PRETENDIDO FOI SELECIONADA A METODOLOGIA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DE BASE TÉCNICA DESCRITIVA-EXPLORATÓRIA. COMO RESULTADO FORAM IDENTIFICADOS 1.864 CONTEÚDOS; DESSES APÓS A LEITURA DOS RESUMOS E CONTEXTOS DISPONÍVEIS, PERMANECERAM 41, DOS QUAIS 28 FORAM SELECIONADOS A LEITURA INTEGRAL, DESSES AO FIM 23 CONTEÚDOS FORAM MANTIDOS A EMBASAR O PRESENTE ESTUDO EM SI. CONCLUI-SE QUE OS PRINCIPAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO DOCENTE, DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL, NO QUE TANGE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS PELA PESQUISA, QUANDO IMERSOS EM PRECEITOS DA EI NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, TANGEM EM ENCONTRAR MEIOS A: MANTER VIVA AS ORIGENS DO ENSINO/APRENDIZAGEM DITO “TRADICIONAL” ATRAVÉS DE CONVERSAS COM OS ALUNOS/TURMA, APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS/TRABALHOS REALIZADOS E DISCUSSÕES/ DEBATES ENTRE OS MEMBROS DA TURMA; QUE TODOS OS ALUNOS CONSIGAM RECEBER CONSELHOS ESTRATÉGICOS E COM ESSES SE LANÇAREM EM PESQUISAS AUTÔNOMAS; IDENTIFICAR, O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL, ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZADO AUTÔNOMO A DISPOR JUNTO A ESSES ABORDAGENS MAIS ESTRATÉGICAS PARA MITIGAR A EVASÃO DESSES, E DEFINIR QUAIS AS MELHORES FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA VIABILIZAR QUE AS AÇÕES DO DOCENTE ENCORAJEM E INSTIGUEM OS ALUNOS A SEGUIREM PESQUISANDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTERATIVA (EI), DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS, DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID7992_03112021232507.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLLYANNA DE OLIVEIRA BERNARDES" "autor_nome_curto" => "POLLYANNA DE OLIVEIRA BERNARDE" "autor_email" => "pollybernardes123@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SEK - CHILE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81449 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2818 "inscrito_id" => 7992 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERATIVA E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS AO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A EDUCAÇÃO INTERATIVA (EI) QUANDO IMERSA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, ELUCIDANDO QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO DOCENTE, DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL, NO QUE TANGE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS PELA PESQUISA, VIDE O DESPERTAR DO INTERESSE DESSES DIANTE DA PERCEPÇÃO DE RELEVÂNCIA JUNTO AOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO PRETENDIDO FOI SELECIONADA A METODOLOGIA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DE BASE TÉCNICA DESCRITIVA-EXPLORATÓRIA. COMO RESULTADO FORAM IDENTIFICADOS 1.864 CONTEÚDOS; DESSES APÓS A LEITURA DOS RESUMOS E CONTEXTOS DISPONÍVEIS, PERMANECERAM 41, DOS QUAIS 28 FORAM SELECIONADOS A LEITURA INTEGRAL, DESSES AO FIM 23 CONTEÚDOS FORAM MANTIDOS A EMBASAR O PRESENTE ESTUDO EM SI. CONCLUI-SE QUE OS PRINCIPAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO DOCENTE, DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR NO BRASIL, NO QUE TANGE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DOS ALUNOS PELA PESQUISA, QUANDO IMERSOS EM PRECEITOS DA EI NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, TANGEM EM ENCONTRAR MEIOS A: MANTER VIVA AS ORIGENS DO ENSINO/APRENDIZAGEM DITO “TRADICIONAL” ATRAVÉS DE CONVERSAS COM OS ALUNOS/TURMA, APRESENTAÇÃO DE PESQUISAS/TRABALHOS REALIZADOS E DISCUSSÕES/ DEBATES ENTRE OS MEMBROS DA TURMA; QUE TODOS OS ALUNOS CONSIGAM RECEBER CONSELHOS ESTRATÉGICOS E COM ESSES SE LANÇAREM EM PESQUISAS AUTÔNOMAS; IDENTIFICAR, O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL, ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZADO AUTÔNOMO A DISPOR JUNTO A ESSES ABORDAGENS MAIS ESTRATÉGICAS PARA MITIGAR A EVASÃO DESSES, E DEFINIR QUAIS AS MELHORES FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA VIABILIZAR QUE AS AÇÕES DO DOCENTE ENCORAJEM E INSTIGUEM OS ALUNOS A SEGUIREM PESQUISANDO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTERATIVA (EI), DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS, DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID7992_03112021232507.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLLYANNA DE OLIVEIRA BERNARDES" "autor_nome_curto" => "POLLYANNA DE OLIVEIRA BERNARDE" "autor_email" => "pollybernardes123@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SEK - CHILE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }