A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81472 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2845 "inscrito_id" => 9167 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO" "resumo" => "A SOCIEDADE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, POR ISSO, PARTIMOS DA PREMISSA QUE A EDUCAÇÃO TRANSFORMA A VIDA DAS PESSOAS, E OS INDIVÍDUOS SURDOS FAZEM PARTE DESSA SOCIEDADE E ESTÃO PRESENTES NAS ESCOLAS REGULARES. SENDO ASSIM, SE FAZ RELEVANTE FOMENTAR O DEBATE ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DESSES ESTUDANTES. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DO PROFESSOR OUVINTE, DA SALA DE AULA REGULAR, NO TRABALHO COM A LIBRAS EM PROL DO EDUCANDO SURDO, A FIM DE PROMOVER UMA REFLEXÃO NO QUE TANGE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS SURDOS NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: LÍNGUA DE SINAIS-L1 E LÍNGUA PORTUGUESA-L2. A METODOLOGIA EMPREGADA CONSTITUIU-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OBSERVANDO OS DESAFIOS COLOCADOS PELA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2008), QUE TEM COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL, O DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ACOLHER TODAS AS DIFERENÇAS EM AMBIENTES QUE PROPICIEM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS. DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ARTIGO 205, E O ARTIGO 208, INCISO III, DIZ QUE “ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO”. APÓS PESQUISAS E LEITURAS REALIZADAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS, CONCLUÍMOS O QUANTO É FUNDAMENTAL E IMPORTANTE A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, A FIM DE REPARAR E CORRIGIR EQUÍVOCOS OCORRIDOS AO LONGO DA HISTÓRIA VIVENCIADOS PELOS SURDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO DE SURDOS, LÍNGUA DE SINAIS, ESCOLA REGULAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID9167_04112021213148.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FABRICIA FERREIRA" "autor_email" => "fabricia91ferreira@gmail." "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81472 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2845 "inscrito_id" => 9167 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO" "resumo" => "A SOCIEDADE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, POR ISSO, PARTIMOS DA PREMISSA QUE A EDUCAÇÃO TRANSFORMA A VIDA DAS PESSOAS, E OS INDIVÍDUOS SURDOS FAZEM PARTE DESSA SOCIEDADE E ESTÃO PRESENTES NAS ESCOLAS REGULARES. SENDO ASSIM, SE FAZ RELEVANTE FOMENTAR O DEBATE ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DESSES ESTUDANTES. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DO PROFESSOR OUVINTE, DA SALA DE AULA REGULAR, NO TRABALHO COM A LIBRAS EM PROL DO EDUCANDO SURDO, A FIM DE PROMOVER UMA REFLEXÃO NO QUE TANGE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS SURDOS NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: LÍNGUA DE SINAIS-L1 E LÍNGUA PORTUGUESA-L2. A METODOLOGIA EMPREGADA CONSTITUIU-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OBSERVANDO OS DESAFIOS COLOCADOS PELA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2008), QUE TEM COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL, O DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ACOLHER TODAS AS DIFERENÇAS EM AMBIENTES QUE PROPICIEM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS. DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ARTIGO 205, E O ARTIGO 208, INCISO III, DIZ QUE “ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO”. APÓS PESQUISAS E LEITURAS REALIZADAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS, CONCLUÍMOS O QUANTO É FUNDAMENTAL E IMPORTANTE A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, A FIM DE REPARAR E CORRIGIR EQUÍVOCOS OCORRIDOS AO LONGO DA HISTÓRIA VIVENCIADOS PELOS SURDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO DE SURDOS, LÍNGUA DE SINAIS, ESCOLA REGULAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID9167_04112021213148.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FABRICIA FERREIRA" "autor_email" => "fabricia91ferreira@gmail." "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }