ADIÇÃO VETORIAL NO GEOGEBRA: ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO COM ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81478 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2852 "inscrito_id" => 2228 "titulo" => "ADIÇÃO VETORIAL NO GEOGEBRA: ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO COM ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "DIANTE O CENÁRIO PANDÊMICO, O USO DE SMARTPHONES, TABLETES E COMPUTADORES FOI INTENSIFICADO PARA QUE O ENSINO NÃO FICASSE ESTAGNADO, ENCONTRANDO NESSE ÍNTERIM, ALGUMAS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DE CONECTIVIDADES, E POR ISSO, OS ESTUDANTES E PROFESSORES FORAM REELABORANDO SEU MOMENTO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA. DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO, RESULTADO DE UM ESTUDO QUALITATIVO, BUSCOU ANALISAR OS REFLEXOS DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO VETORIAL POR MEIO DE ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO COM ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEB/SENHOR DO BONFIM – BAHIA, APÓS A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA NO FORMATO REMOTO. CONSTITUIU-SE COMO PARTICIPANTES DA NOSSA PESQUISA, ESTUDANTES QUE JÁ CURSARAM O COMPONENTE CURRICULAR GEOMETRIA ANALÍTICA I, REGULARMENTE MATRICULADOS NO TERCEIRO SEMESTRE DO CURSO E AQUELES QUE NOS FOI ENVIADO O QUESTIONÁRIO RESPONDIDO VIA E-MAIL. COM ISSO, PARTICIPARAM 13 ESTUDANTES DA OFICINA, PORÉM, RECEBEMOS O RETORNO DO QUESTIONÁRIO DE APENAS 10 ESTUDANTES. O TRABALHO BASEIA-SE TEORICAMENTE EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE O ENSINO DE VETORES, O GEOGEBRA E O USO DO SOFTWARE NO ENSINO DE MATEMÁTICA. OS DADOS PRODUZIDOS EVIDENCIARAM QUE AO UTILIZARMOS O GEOGEBRA PARA O ENSINO DE ADIÇÃO VETORIAL, OS ALUNOS CONSEGUIRAM VISUALIZAR, INTERPRETAR E REALIZAR LEITURAS DOS VETORES E DA SOMA VETORIAL NO GRÁFICO. DIANTE DISSO, CONCLUÍMOS QUE O GEOGEBRA PODE AUXILIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA, E, ESPECIFICAMENTE O ENSINO DE VETORES. POR FIM, ESPERAMOS IMPULSIONAR OUTROS PESQUISADORES NESSA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, VETORES, GEOGEBRA, OFICINA PEDAGÓGICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID2228_04112021225223.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERMITA DO AMARAL ROCHA" "autor_nome_curto" => "ERMITA AMARAL" "autor_email" => "ermitaamaral12@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81478 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2852 "inscrito_id" => 2228 "titulo" => "ADIÇÃO VETORIAL NO GEOGEBRA: ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO COM ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "DIANTE O CENÁRIO PANDÊMICO, O USO DE SMARTPHONES, TABLETES E COMPUTADORES FOI INTENSIFICADO PARA QUE O ENSINO NÃO FICASSE ESTAGNADO, ENCONTRANDO NESSE ÍNTERIM, ALGUMAS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DE CONECTIVIDADES, E POR ISSO, OS ESTUDANTES E PROFESSORES FORAM REELABORANDO SEU MOMENTO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA. DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO, RESULTADO DE UM ESTUDO QUALITATIVO, BUSCOU ANALISAR OS REFLEXOS DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO VETORIAL POR MEIO DE ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO COM ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNEB/SENHOR DO BONFIM – BAHIA, APÓS A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA NO FORMATO REMOTO. CONSTITUIU-SE COMO PARTICIPANTES DA NOSSA PESQUISA, ESTUDANTES QUE JÁ CURSARAM O COMPONENTE CURRICULAR GEOMETRIA ANALÍTICA I, REGULARMENTE MATRICULADOS NO TERCEIRO SEMESTRE DO CURSO E AQUELES QUE NOS FOI ENVIADO O QUESTIONÁRIO RESPONDIDO VIA E-MAIL. COM ISSO, PARTICIPARAM 13 ESTUDANTES DA OFICINA, PORÉM, RECEBEMOS O RETORNO DO QUESTIONÁRIO DE APENAS 10 ESTUDANTES. O TRABALHO BASEIA-SE TEORICAMENTE EM AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE O ENSINO DE VETORES, O GEOGEBRA E O USO DO SOFTWARE NO ENSINO DE MATEMÁTICA. OS DADOS PRODUZIDOS EVIDENCIARAM QUE AO UTILIZARMOS O GEOGEBRA PARA O ENSINO DE ADIÇÃO VETORIAL, OS ALUNOS CONSEGUIRAM VISUALIZAR, INTERPRETAR E REALIZAR LEITURAS DOS VETORES E DA SOMA VETORIAL NO GRÁFICO. DIANTE DISSO, CONCLUÍMOS QUE O GEOGEBRA PODE AUXILIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA, E, ESPECIFICAMENTE O ENSINO DE VETORES. POR FIM, ESPERAMOS IMPULSIONAR OUTROS PESQUISADORES NESSA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, VETORES, GEOGEBRA, OFICINA PEDAGÓGICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID2228_04112021225223.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERMITA DO AMARAL ROCHA" "autor_nome_curto" => "ERMITA AMARAL" "autor_email" => "ermitaamaral12@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }