A ALFABETIZAÇÃO INFANTIL É DESENVOLVIDA A PARTIR DE DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS, RESPONSÁVEIS POR FORNECER AO INDIVÍDUO A BASE PARA A SUA COMUNICAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, EXPRESSÃO E SOCIALIZAÇÃO. A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EM QUE APRESENTAREMOS AOS LEITORES GRANDES AUTORES CONTRIBUINTES À EDUCAÇÃO. ESTA PESQUISA BUSCA ANALISAR O USO DA ESPACIALIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DE COMO ELA PODE SER TRABALHADA NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I. OBSERVA-SE QUE OS CONCEITOS DA GEOGRAFIA, EM ESPECÍFICO A ESPACIALIDADE, QUANDO TRABALHADOS DE MANEIRA ADEQUADA, TORNAM-SE INSTRUMENTOS INDISSOCIÁVEIS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ALÉM DISSO, TENDO EM VISTA A LEITURA DO ESPAÇO NA ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL DISPONIBILIZADA PELA GEOGRAFIA, LEVAREMOS AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E ENSINO DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA, PARA UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS POR PARTE DA CRIANÇA.