OS PRINCÍPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL APLICADOS NO
ENSINO REMOTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81496 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2874 "inscrito_id" => 1833 "titulo" => """ OS PRINCÍPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL APLICADOS NO\r\n ENSINO REMOTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS """ "resumo" => "A EDUCAÇÃO TEM VIVENCIADO TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS NOS ÚLTIMOS ANOS, NO TOCANTE EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19, ONDE ESCOLAS DO MUNDO TODO TIVERAM QUE ADAPTAR A FORMA DE DESENVOLVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DESTE CENÁRIO A APRENDIZAGEM E O ENSINO À DISTÂNCIA ESTÃO PRESENTE NAS DISCUSSÕES DOS MAIS DIVERSOS MEIOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE SUAS ESTRATÉGIAS E DESENHOS INSTRUCIONAIS TÊM SERVIDO DE INSPIRAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. ESTE ESTUDO É FUNDAMENTADO EM AUTORES COMO: FILATRO (2010), FILATRO E PICONEZ (2008), SMITH E RAGAN (1999) E GELLEVIJ (2001), E OBJETIVA COMPREENDER OS PRINCÍPIOS E FASES DO DESIGN INSTRUCIONAL NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, BEM COMO RELACIONAR E VERIFICAR A APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL NO ENSINO REMOTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO PARA SABER SE É POSSÍVEL OU NÃO DESENHAR O ENSINO REMOTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DO ‘DESIGN’ INSTRUCIONAL. O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EVIDENCIOU NESTA INVESTIGAÇÃO QUE É POSSÍVEL A RELAÇÃO E APLICABILIDADE DOS PRINCÍPIOS DO ‘DESIGN’ INSTRUCIONAL NO ENSINO NÃO PRESENCIAL MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, UMA VEZ QUE ESTES PRINCÍPIOS GARANTEM UMA ABORDAGEM PARA ELABORAR ESTRATÉGIAS QUE OTIMIZAM A RELAÇÃO ENTRE A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO, E ASSIM COLABORAR COM A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE OUTROS DOCENTES COM DIFICULDADES DE REALIZAR A TRANSPOSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O FORMATO NÃO PRESENCIAL EM FUNÇÃO DA PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DESIGN INSTRUCIONAL, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID1833_05112021101059.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIANA RODRIGUES IBIAPINA" "autor_nome_curto" => "ROSIANA IBIAPINA" "autor_email" => "r2rosiana@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81496 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2874 "inscrito_id" => 1833 "titulo" => """ OS PRINCÍPIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL APLICADOS NO\r\n ENSINO REMOTO MEDIADO POR TECNOLOGIAS """ "resumo" => "A EDUCAÇÃO TEM VIVENCIADO TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS NOS ÚLTIMOS ANOS, NO TOCANTE EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19, ONDE ESCOLAS DO MUNDO TODO TIVERAM QUE ADAPTAR A FORMA DE DESENVOLVER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DIANTE DESTE CENÁRIO A APRENDIZAGEM E O ENSINO À DISTÂNCIA ESTÃO PRESENTE NAS DISCUSSÕES DOS MAIS DIVERSOS MEIOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, UMA VEZ QUE SUAS ESTRATÉGIAS E DESENHOS INSTRUCIONAIS TÊM SERVIDO DE INSPIRAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. ESTE ESTUDO É FUNDAMENTADO EM AUTORES COMO: FILATRO (2010), FILATRO E PICONEZ (2008), SMITH E RAGAN (1999) E GELLEVIJ (2001), E OBJETIVA COMPREENDER OS PRINCÍPIOS E FASES DO DESIGN INSTRUCIONAL NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS, BEM COMO RELACIONAR E VERIFICAR A APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL NO ENSINO REMOTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO PARA SABER SE É POSSÍVEL OU NÃO DESENHAR O ENSINO REMOTO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DO ‘DESIGN’ INSTRUCIONAL. O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EVIDENCIOU NESTA INVESTIGAÇÃO QUE É POSSÍVEL A RELAÇÃO E APLICABILIDADE DOS PRINCÍPIOS DO ‘DESIGN’ INSTRUCIONAL NO ENSINO NÃO PRESENCIAL MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, UMA VEZ QUE ESTES PRINCÍPIOS GARANTEM UMA ABORDAGEM PARA ELABORAR ESTRATÉGIAS QUE OTIMIZAM A RELAÇÃO ENTRE A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO, E ASSIM COLABORAR COM A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE OUTROS DOCENTES COM DIFICULDADES DE REALIZAR A TRANSPOSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O FORMATO NÃO PRESENCIAL EM FUNÇÃO DA PANDEMIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DESIGN INSTRUCIONAL, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID1833_05112021101059.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIANA RODRIGUES IBIAPINA" "autor_nome_curto" => "ROSIANA IBIAPINA" "autor_email" => "r2rosiana@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }