ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM, QUE CONSISTE EM UM QUEBRA-CABEÇA CHINÊS QUE PODE AUXILIAR BASTANTE NA EXPOSIÇÃO PRÁTICA DOS CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA. TRAZENDO UMA ALTERNATIVA LÚDICA DE ENSINAR OS CONTEÚDOS DESSA ÁREA DA MATEMÁTICA. A OFICINA FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA PROFESSORA ADÉLIA LEAL FERREIRA, NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE, POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). OFICINA ESTA DESTINADA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. FORAM ABORDADOS OS CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA DE FORMA DINÂMICA E ATRATIVA, BUSCANDO SEMPRE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS, QUE SE DEU PELA UTILIZAÇÃO DO JOGO CONSTRUÍDO JUNTO COM ELES. COM A APLICAÇÃO DA OFICINA, VERIFICOU-SE A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO A RESPEITO DE FIGURAS PLANAS, COMO TAMBÉM INSTIGOU OS ALUNOS A CONSTRUÍREM O PRÓPRIO CONHECIMENTO, TORNANDO O ESTUDO PRAZEROSO E DIVERSIFICADO. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO SIRVA COMO INSPIRAÇÃO PARA PROFESSORES UTILIZAREM MAIS JOGOS E OUTRAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS DURANTE SUAS AULAS DE MATEMÁTICA, PARA ASSIM FORNECER UM ENSINO DIVERSIFICADO E UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DOS SEUS ALUNOS, TORNANDO A MATEMÁTICA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DELES E PROPORCIONANDO UM APRENDIZADO PRAZEROSO E DE QUALIDADE.