ABORDAGENS LÚDICAS NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – ESTUDO DE CASO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81515 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2895 "inscrito_id" => 9446 "titulo" => "ABORDAGENS LÚDICAS NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O ESTUDO DE CASO TEM COMO PROBLEMATIZAÇÃO ABORDAGENS LÚDICAS NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DO ESTUDANTE J.A.S DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEM POR OBJETIVOS IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÕES COGNITIVAS E AUXILIAR O PROFESSOR EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, BEM COMO RECONHECER AS CONQUISTAS E IMPASSES DOS DOCENTES NO PROCESSO DE INCLUSÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, VISANDO ALCANÇAR UMA MAIOR VERACIDADE DO PROBLEMA EM ESTUDO. DURANTE A PESQUISA FORAM UTILIZADOS O REGISTRO DE CAMPO, CONVERSAS COM A FAMÍLIA, CORPO DOCENTE E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, ALÉM DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS QUE ESTIMULASSEM A APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE. OS RESULTADOS DA PESQUISA NOS MOSTRAM QUE HÁ UM ENFRAQUECIMENTO SIGNIFICATIVO QUANTO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUE A INCLUSÃO É ALGO MUITO DISTANTE DAS REALIDADES DAS NOSSAS ESCOLAS PÚBLICAS. NO ENTANTO, UMA POSSÍVEL SOLUÇÃO CONSISTE NA DISPONIBILIDADE DOS DOCENTES PARA BUSCAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO VOLTADAS PARA ESTIMULAÇÃO EMOCIONAL, A FIM DE CRIAR VÍNCULOS AFETIVOS COM OS ESTUDANTES OBJETIVANDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS. ENXERGAR POSSIBILIDADES PARA OPORTUNIZAR APRENDIZAGENS É O MEIO PELO QUAL A ESCOLA GARANTIRÁ AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, NÃO SÓ AS MATRICULAS EFETIVADAS NO COMEÇO DO ANO, MAS QUE SEUS DIREITOS SEJAM GARANTIDOS CONFORME PRECONIZA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, ABORDAGENS LÚDICAS, ESCOLA, ATUAÇÃO DO PROFESSOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID9446_05112021125348.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA HELENA SOARES CORDEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "ANA HELENA CORDEIRO" "autor_email" => "prof.aninhacordeiro@gmail" "autor_ies" => "ISEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81515 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2895 "inscrito_id" => 9446 "titulo" => "ABORDAGENS LÚDICAS NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O ESTUDO DE CASO TEM COMO PROBLEMATIZAÇÃO ABORDAGENS LÚDICAS NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DO ESTUDANTE J.A.S DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEM POR OBJETIVOS IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÕES COGNITIVAS E AUXILIAR O PROFESSOR EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, BEM COMO RECONHECER AS CONQUISTAS E IMPASSES DOS DOCENTES NO PROCESSO DE INCLUSÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, VISANDO ALCANÇAR UMA MAIOR VERACIDADE DO PROBLEMA EM ESTUDO. DURANTE A PESQUISA FORAM UTILIZADOS O REGISTRO DE CAMPO, CONVERSAS COM A FAMÍLIA, CORPO DOCENTE E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, ALÉM DE APLICAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS QUE ESTIMULASSEM A APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO SOCIAL DO ESTUDANTE. OS RESULTADOS DA PESQUISA NOS MOSTRAM QUE HÁ UM ENFRAQUECIMENTO SIGNIFICATIVO QUANTO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUE A INCLUSÃO É ALGO MUITO DISTANTE DAS REALIDADES DAS NOSSAS ESCOLAS PÚBLICAS. NO ENTANTO, UMA POSSÍVEL SOLUÇÃO CONSISTE NA DISPONIBILIDADE DOS DOCENTES PARA BUSCAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO VOLTADAS PARA ESTIMULAÇÃO EMOCIONAL, A FIM DE CRIAR VÍNCULOS AFETIVOS COM OS ESTUDANTES OBJETIVANDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS. ENXERGAR POSSIBILIDADES PARA OPORTUNIZAR APRENDIZAGENS É O MEIO PELO QUAL A ESCOLA GARANTIRÁ AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, NÃO SÓ AS MATRICULAS EFETIVADAS NO COMEÇO DO ANO, MAS QUE SEUS DIREITOS SEJAM GARANTIDOS CONFORME PRECONIZA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AUTISMO, ABORDAGENS LÚDICAS, ESCOLA, ATUAÇÃO DO PROFESSOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID9446_05112021125348.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA HELENA SOARES CORDEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "ANA HELENA CORDEIRO" "autor_email" => "prof.aninhacordeiro@gmail" "autor_ies" => "ISEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }