ESTE TEXTO TRATA DA RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DIALÓGICA FREIREANA PARA A APREENSÃO DAS DEMANDAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PARA A ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS DE LICENCIATURA. PONTUA UMA PESQUISA EM ANDAMENTO EM NÍVEL DE MESTRADO EVIDENCIANDO COMO AS DEMANDAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO TRABALHO DOCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO DURANTE ORIUNDO DA PANDEMIA DE SARS-COV-2 PODEM SER INCORPORADAS NO R(E)PLANEJAMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO E CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. DEBRUÇA-SE SOBRE A HIPÓTESE DE QUE A ADOÇÃO UNILATERAL, REPENTINA E NÃO PREPARADA DO ENSINO REMOTO OBRIGOU DOCENTES A ENFRENTAR DEMANDAS PARA AS QUAIS A QUASE TOTALIDADE NÃO RECEBEU FORMAÇÃO ADEQUADA E SUFICIENTE E EVIDENCIA QUE A PRÁTICA DIALÓGICA ESTABELECE UMA PERSPECTIVA NA QUAL O CONTEÚDO CURRICULAR CRÍTICO É BUSCADO A PARTIR DAS NECESSIDADES DE SEU TRABALHO PEDAGÓGICO.