A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EAD NO CONTEXTO DA PANDEMIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81636 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3042 "inscrito_id" => 9386 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EAD NO CONTEXTO DA PANDEMIA" "resumo" => "A EJA TEVE QUE REMODELAR SUA METODOLOGIA DE ENSINO PARA CONTINUAR O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE SEUS ALUNOS, MESMO NO CONTEXTO DE PANDEMIA, EXIGINDO NOVAS ESTRATÉGIAS PARA QUE OS DISCENTES NÃO FOSSEM PREJUDICADOS. A EJA, NA SUA ESTRUTURA, JÁ CARREGA INÚMERAS DEFICIÊNCIAS E DESAFIOS, POIS TEM COMO PÚBLICO-ALVO JOVENS E ADULTOS, QUE TIVERAM SEU DIREITO DE FORMAÇÃO NA IDADE CERTA NEGADO, ALÉM DISSO, NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, PERTENCEM A CLASSE MENOS ABASTADA DA SOCIEDADE. POR ESSA RAZÃO, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SE APRESENTA COMO UMA DAS MODALIDADES MAIS VULNERÁVEIS NESSE CENÁRIO DE PANDEMIA E DE INTERRUPÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS. NESSE INTERIM, TORNA-SE OBJETIVO DESTE TRABALHO ANALISAR E REFLETIR O IMPACTO DA PANDEMIA E, CONSEQUENTEMENTE, DO ENSINO REMOTO, REFERENTE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TENTANDO IDENTIFICAR QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM REALIZAR A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM COM OS ALUNOS DA EJA, OS QUAIS JÁ ENFRENTAM, EM TEMPOS NORMAIS, INÚMERAS DIFICULDADES DE CONCLUIR SUA FORMAÇÃO. A METODOLOGIA DESSE TRABALHO PARTIU DE UMA REVISÃO INTEGRADA DA BIBLIOGRAFIA, ONDE FORAM UTILIZADOS LIVROS, REVISTAS, ARTIGOS E DEMAIS TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA SUBSIDIAR A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. EM CONCLUSÃO, PODE-SE INFERIR QUE O ENSINO A DISTÂNCIA AINDA CARREGA MUITOS DESAFIOS, PRINCIPALMENTE EM SE TRATANDO DE EJA. MAS, FOI UM MEIO ENCONTRADO PARA NÃO PARALISAR AS AULAS DURANTES O CENÁRIO PANDÊMICO. CONTUDO, É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA MAIOR VALORIZAÇÃO DESSA MODALIDADE, QUE SEJA OFERECIDO AOS EDUCANDOS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA SEU ACESSO E PERMANÊNCIA NA RETOMADA AOS SEUS ESTUDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DESAFIOS DA EAD, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID9386_05112021223515.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SALVILENE LOPES" "autor_nome_curto" => "MARIA SALVILENE LOPES" "autor_email" => "salvilene13@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81636 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3042 "inscrito_id" => 9386 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EAD NO CONTEXTO DA PANDEMIA" "resumo" => "A EJA TEVE QUE REMODELAR SUA METODOLOGIA DE ENSINO PARA CONTINUAR O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE SEUS ALUNOS, MESMO NO CONTEXTO DE PANDEMIA, EXIGINDO NOVAS ESTRATÉGIAS PARA QUE OS DISCENTES NÃO FOSSEM PREJUDICADOS. A EJA, NA SUA ESTRUTURA, JÁ CARREGA INÚMERAS DEFICIÊNCIAS E DESAFIOS, POIS TEM COMO PÚBLICO-ALVO JOVENS E ADULTOS, QUE TIVERAM SEU DIREITO DE FORMAÇÃO NA IDADE CERTA NEGADO, ALÉM DISSO, NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, PERTENCEM A CLASSE MENOS ABASTADA DA SOCIEDADE. POR ESSA RAZÃO, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SE APRESENTA COMO UMA DAS MODALIDADES MAIS VULNERÁVEIS NESSE CENÁRIO DE PANDEMIA E DE INTERRUPÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS. NESSE INTERIM, TORNA-SE OBJETIVO DESTE TRABALHO ANALISAR E REFLETIR O IMPACTO DA PANDEMIA E, CONSEQUENTEMENTE, DO ENSINO REMOTO, REFERENTE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TENTANDO IDENTIFICAR QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM REALIZAR A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM COM OS ALUNOS DA EJA, OS QUAIS JÁ ENFRENTAM, EM TEMPOS NORMAIS, INÚMERAS DIFICULDADES DE CONCLUIR SUA FORMAÇÃO. A METODOLOGIA DESSE TRABALHO PARTIU DE UMA REVISÃO INTEGRADA DA BIBLIOGRAFIA, ONDE FORAM UTILIZADOS LIVROS, REVISTAS, ARTIGOS E DEMAIS TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA SUBSIDIAR A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. EM CONCLUSÃO, PODE-SE INFERIR QUE O ENSINO A DISTÂNCIA AINDA CARREGA MUITOS DESAFIOS, PRINCIPALMENTE EM SE TRATANDO DE EJA. MAS, FOI UM MEIO ENCONTRADO PARA NÃO PARALISAR AS AULAS DURANTES O CENÁRIO PANDÊMICO. CONTUDO, É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA MAIOR VALORIZAÇÃO DESSA MODALIDADE, QUE SEJA OFERECIDO AOS EDUCANDOS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA SEU ACESSO E PERMANÊNCIA NA RETOMADA AOS SEUS ESTUDOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DESAFIOS DA EAD, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID9386_05112021223515.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SALVILENE LOPES" "autor_nome_curto" => "MARIA SALVILENE LOPES" "autor_email" => "salvilene13@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }