DIÁLOGOS, POLÍTICAS E INSURGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81756 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 505 "titulo" => "DIÁLOGOS, POLÍTICAS E INSURGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)" "resumo" => "O BRASIL APRESENTA UM QUADRO DE DESIGUALDADE LATENTE E DIVERSIDADE SOCIOPOLÍTICA E CULTURAL, QUE DESAFIA A UNIÃO A MERGULHAR PROFUNDAMENTE EM UM NORTE CONSENSUAL DE ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS. NO ENTANTO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), APARECE COMO UMA FERRAMENTA NORMATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL, QUE NORTEIA OS SISTEMAS E REDES DE ENSINO, POR MEIO DE UM PACTO FEDERATIVO, A ORGANIZAR PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE CONSIDEREM E CONTEMPLEM A MULTIPLICIDADE DE OLHARES SOB A EDUCAÇÃO, SUPERANDO A FRAGMENTAÇÃO DISCIPLINAR E CONSTRUINDO UM CURRÍCULO ESCOLAR QUE PREZE A IGUALDADE, DIVERSIDADE E EQUIDADE DO POVO. NESSE CONTEXTO, REFLETIU-SE O IMPACTO DA BNCC NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO. SENDO ASSIM, UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA PARA ORGANIZAR ESSA INVESTIGAÇÃO, REVISITANDO AUTORES QUE CONSIDERAM A BNCC, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E AS ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO EM SALA DE AULA COMO MOLA DE SUSTENTAÇÃO DE SUAS ANÁLISES. O CENÁRIO APARECE DESAFIANTE, MAS PROMISSOR NO QUE SE REFERE AO PODER DE MOBILIZAÇÃO DO PROFESSOR BRASILEIRO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "BNCC, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, POLÍTICA EDUCACIONAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA9_ID505_04102021210650.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZENILSON ANDSON DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "ANDSON" "autor_email" => "andson.melocz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- CAMPUS CAJAZEIRAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81756 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 505 "titulo" => "DIÁLOGOS, POLÍTICAS E INSURGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)" "resumo" => "O BRASIL APRESENTA UM QUADRO DE DESIGUALDADE LATENTE E DIVERSIDADE SOCIOPOLÍTICA E CULTURAL, QUE DESAFIA A UNIÃO A MERGULHAR PROFUNDAMENTE EM UM NORTE CONSENSUAL DE ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS. NO ENTANTO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), APARECE COMO UMA FERRAMENTA NORMATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL, QUE NORTEIA OS SISTEMAS E REDES DE ENSINO, POR MEIO DE UM PACTO FEDERATIVO, A ORGANIZAR PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE CONSIDEREM E CONTEMPLEM A MULTIPLICIDADE DE OLHARES SOB A EDUCAÇÃO, SUPERANDO A FRAGMENTAÇÃO DISCIPLINAR E CONSTRUINDO UM CURRÍCULO ESCOLAR QUE PREZE A IGUALDADE, DIVERSIDADE E EQUIDADE DO POVO. NESSE CONTEXTO, REFLETIU-SE O IMPACTO DA BNCC NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO. SENDO ASSIM, UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA PARA ORGANIZAR ESSA INVESTIGAÇÃO, REVISITANDO AUTORES QUE CONSIDERAM A BNCC, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E AS ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO EM SALA DE AULA COMO MOLA DE SUSTENTAÇÃO DE SUAS ANÁLISES. O CENÁRIO APARECE DESAFIANTE, MAS PROMISSOR NO QUE SE REFERE AO PODER DE MOBILIZAÇÃO DO PROFESSOR BRASILEIRO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "BNCC, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, POLÍTICA EDUCACIONAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA9_ID505_04102021210650.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZENILSON ANDSON DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "ANDSON" "autor_email" => "andson.melocz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- CAMPUS CAJAZEIRAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }