EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DE UM ESTUDANTE DALTÔNICO
OBTIDAATRAVÉS DAAPLICAÇÃO DE UM ARQUÉTIPO DE
SOFTWARE
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81791 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 788 "titulo" => """ EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DE UM ESTUDANTE DALTÔNICO\r\n OBTIDAATRAVÉS DAAPLICAÇÃO DE UM ARQUÉTIPO DE\r\n SOFTWARE """ "resumo" => """ A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO ASSEGURA A INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.\r\n PORÉM, VÁRIOS OBSTÁCULOS PRECISAM SER ENFRENTADOS PARA O EFETIVO EXERCÍCIO DOS DIREITOS DESSES\r\n INDIVÍDUOS. O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA INICIATIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM\r\n DEFICIÊNCIA VISUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE OS DALTÔNICOS. PARA ISSO, PLANEJOU-SE A CONSTRUÇÃO DE\r\n UM ARQUÉTIPO DE SOFTWARE QUE SUBSTITUI AS CORES EM PERIFÉRICOS DE SAÍDA PARA CORES\r\n CORRESPONDENTES A UMA TONALIDADE MAIS BEM ASSIMILADA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA\r\n PARTICIPANTE, A QUAL PERMITIU COLETAR DADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE UM USUÁRIO\r\n DALTÔNICO. OS RESULTADOS PRELIMINARES MOSTRAM QUE HOUVE UM AUMENTO NA FACILIDADE DA LEITURA E\r\n INTERPRETAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS FORNECIDOS. CONCLUI-SE QUE A APLICAÇÃO DO ARQUÉTIPO DE\r\n SOFTWARE TEVE PAPEL FUNDAMENTAL PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DALTONISMO E PODERÁ SER ÚTIL PARA\r\n OUTROS ESTUDANTES ACOMETIDOS PELA MESMA DEFICIÊNCIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital" "palavra_chave" => "SOFTWARE, EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO, ESTUDANTE DALTÔNICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA2_ID788_19102021214103.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLENIR DOS SANTOS SOUZA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CLENIR SANTOS" "autor_email" => "clenirsfa@hotmail.com" "autor_ies" => "IFFAR CAMPUS SANTO ANGELO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81791 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 788 "titulo" => """ EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DE UM ESTUDANTE DALTÔNICO\r\n OBTIDAATRAVÉS DAAPLICAÇÃO DE UM ARQUÉTIPO DE\r\n SOFTWARE """ "resumo" => """ A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO ASSEGURA A INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.\r\n PORÉM, VÁRIOS OBSTÁCULOS PRECISAM SER ENFRENTADOS PARA O EFETIVO EXERCÍCIO DOS DIREITOS DESSES\r\n INDIVÍDUOS. O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA INICIATIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM\r\n DEFICIÊNCIA VISUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE OS DALTÔNICOS. PARA ISSO, PLANEJOU-SE A CONSTRUÇÃO DE\r\n UM ARQUÉTIPO DE SOFTWARE QUE SUBSTITUI AS CORES EM PERIFÉRICOS DE SAÍDA PARA CORES\r\n CORRESPONDENTES A UMA TONALIDADE MAIS BEM ASSIMILADA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA\r\n PARTICIPANTE, A QUAL PERMITIU COLETAR DADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE UM USUÁRIO\r\n DALTÔNICO. OS RESULTADOS PRELIMINARES MOSTRAM QUE HOUVE UM AUMENTO NA FACILIDADE DA LEITURA E\r\n INTERPRETAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS FORNECIDOS. CONCLUI-SE QUE A APLICAÇÃO DO ARQUÉTIPO DE\r\n SOFTWARE TEVE PAPEL FUNDAMENTAL PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DALTONISMO E PODERÁ SER ÚTIL PARA\r\n OUTROS ESTUDANTES ACOMETIDOS PELA MESMA DEFICIÊNCIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 02: TDICS, Educação e Inclusão Digital" "palavra_chave" => "SOFTWARE, EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO, ESTUDANTE DALTÔNICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA2_ID788_19102021214103.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLENIR DOS SANTOS SOUZA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CLENIR SANTOS" "autor_email" => "clenirsfa@hotmail.com" "autor_ies" => "IFFAR CAMPUS SANTO ANGELO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }