O PRESENTE ARTIGO ANCORADO EM OS TRABALHOS DE CORREA (1999), SCARPA (2006), DEL RÉ (2006), FINGER (2008) E SANTOS (2008) APRESENTA AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O CAMPO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM OBSERVANDO A IMPORTÂNCIA DESSAS ABORDAGENS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA PARA/PELA CRIANÇA. ESTE ARTIGO POSSUI COMO QUESTÃO NORTEADORA SABER: “QUAIS AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA O CAMPO DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM?”; E, PARA TANTO, APRESENTA UM BREVE PANORAMA DE OS ESTUDOS SOBRE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XX, ENFOCANDO AS CORRENTES TEÓRICAS DO BEHAVIORISMO, GERATIVISMO, CONEXIONISMO, COGNITIVISMO E INTERACIONISMO SOCIAL PARA TECER CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESSAS TEORIAS PARA OS ESTUDOS AQUISICIONISTAS E, POR SUA VEZ, PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA PARA/PELA CRIANÇA. OS RESULTADOS OBTIDOS COM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA MOSTRAM QUE ESSAS ABORDAGENS TEÓRICAS FAVORECEM A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA(GEM), BEM COMO PROPUSERAM MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO, REGISTRO E MOTIVAÇÃO/ESTÍMULO DA/PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA PARA/PELA CRIANÇA EM CONTEXTO DOMICILIAR. ESSES MÉTODOS QUANDO INTRODUZIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR PROPICIAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA(GEM) E POSSIBILITAM OBSERVAR ASPECTOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO, PSICOLÓGICO E COGNITIVO DA CRIANÇA.