ESTE ARTIGO DISCUTE A DISTÂNCIA OPERACIONAL ENTRE OS SLOGANS PEDAGÓGICOS ESTABELECIDOS PELO DISCURSO ACADÊMICO E O QUE É REALIZADO NAS ESCOLAS, ESPECIFICAMENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, E O DISTANCIAMENTO SOCIAL E A DEPENDÊNCIA TANTO POR PARTE DE PROFESSORES COMO ALUNOS DA INTERNET. PARA DELINEAR TAIS SLOGANS FORAM UTILIZADOS OS DISCURSOS DOS TEÓRICOS LUCK (2011), OLIVEIRA (2007) TARDIF 2014), SCHELB (2017), KAHNEMAN E TVERSKY E DOS DOCUMENTOS OFICIAIS CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1998 ART. 205, LDB E BNCC EM CONTRA PARTIDA RECORRE-SE À OBSERVAÇÃO EMPÍRICA DESTA AUTORA SUBSIDIADA POR OUTROS DEPOIMENTOS, ORIENTAÇÕES E DOCUMENTOS EXTRAOFICIAIS QUE PELA SUA NATUREZA PRECISAM SER MANTIDOS EM SIGILO. PARA CONCLUIR QUE, A PANDEMIA SÓ AGRAVOU A CULTURA DO SLOGAN E QUE SE A ESCOLA NÃO ESTABELECER UMA PROFUNDA REFLEXÃO ACERCA DE SUA METODOLOGIA DE TRABALHO, E PRINCIPALMENTE, DE SUAS ARTICULAÇÕES COM O SEU PÚBLICO ALVO: O ESTUDANTE, IRÁ ABRIR MÃO DE UMA DE SUAS RAZÕES DE SER: FAZER PENSAR.