O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO EXPLANAR E DISCUTIR AS PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES NO MINICURSO “TICS NO ENSINO MATEMÁTICO” QUANTO AO USO DE SOFTWARES, JOGOS, SIMULADORES, ETC. NO AMBIENTE ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO PERMITINDO REFLEXÕES SOBRE AS DIFICULDADES EXISTENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, O ESTUDO APRESENTOU UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E UTILIZOU-SE AS RESPOSTAS DE 18 QUESTIONÁRIOS APLICADOS À ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. ABORDAGENS COMO AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO AMBIENTE ESCOLAR, DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DOCENTES E DISCENTES, VANTAGENS E DESVANTAGENS NA INSERÇÃO DESTES MECANISMOS AUXILIADORES NO ENSINO, EM ESPECIAL NO ENSINO MATEMÁTICO, FORAM ABORDADAS DE FORMA SIGNIFICATIVA E PRESUNÇOSA NESSE ESTUDO, QUE POR FIM APRESENTOU UM PERFIL CARACTERÍSTICO PARA DOCENTES MATEMÁTICOS FRENTE AO CENÁRIO TECNOLÓGICO. INFERE-SE DESTACAR QUE MESMO EM MEIO AOS DESAFIOS DA INSERÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NOS AMBIENTES DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ESSAS SE APRESENTAM COMO RECURSOS FAVORÁVEIS A APRENDIZAGEM, EM RAZÃO DE SUA GRANDE VERSATILIDADE DESDE QUE OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO EXPLORE AS POTENCIALIDADES DAS TICS.