O PRESENTE TRABALHO ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA SÓCIO HISTÓRICA, OBJETIVA ANALISAR ALGUMAS DAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL EM SEU CONTEXTO, BEM COMO, AS LUTAS, CONQUISTAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA SE ESTABELECER UM STATUS PROFISSIONAL PARA OS PROFESSORES. PARA TAL FINALIDADE, OPTAMOS POR UMA PESQUISA QUALITATIVA, DESCRITIVA E BIBLIOGRÁFICA. OS DADOS OFERECEM INFORMAÇÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO DA ATIVIDADE NO PAÍS, ASPECTOS QUE APONTAM A LEGITIMAÇÃO DOS PROFESSORES COMO PROFISSIONAIS ALICERÇADOS EM: ARANHA (2006), NEVES (2007), NÓVOA (1991,1999), TANURI (2000) E VICENTINI; LUGLI (2009) DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE SE FAZ URGENTE E NECESSÁRIO DISCUTIR A PROFISSÃO DOCENTE TENDO COMO EIXO CENTRAL À FORMAÇÃO, À VALORIZAÇÃO DA CARREIRA, DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO, ENFIM, AÇÕES EM PROL DE SE ATRAIR E RETER BONS PROFISSIONAIS PARA A DOCÊNCIA, COLOCANDO-A NUM LUGAR SOCIAL COMPATÍVEL COM UMA NAÇÃO QUE SE QUER DESENVOLVIDA