É RELEVANTE PARA SE ENTENDER O MOMENTO ATUAL FAZER UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, EM QUE MAZOTTA (1995) NOS REMETE AO PASSADO COM UMA VISÃO CRÍTICA, A PARTIR DE UMA CONTEXTUALIZAÇÃO NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, FOCALIZANDO O ATENDIMENTO A DEFICIENTES AUDITIVOS E AS CONCEPÇÕES (CAPOVILLA, 2008) HISTÓRICAS SOBRE A SURDEZ NO ORALISMO, NA COMUNICAÇÃO TOTAL E NO BILINGUÍSMO. APRESENTAR A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA (LIBRAS), SEGUNDO QUADROS (2005) E FERREIRA-BRITO (1998), TEM COMO OBJETIVO OFERECER INFORMAÇÕES SOBRE SUA ESTRUTURA LINGUÍSTICA, SEU ASPECTO COGNITIVO E SOCIAL, A FIM DE QUE O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO UTILIZE ESSES CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS E COMPREENDA A INTERFERÊNCIA DA LIBRAS NOS TEXTOS CONSTRUÍDOS POR SEU ALUNOS SURDOS. A DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM AINDA SE FAZ PRESENTE. APONTAMOS UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. SEGUNDO FERNANDES (1999) APONTA QUE DOMINAR ESTAS QUESTÕES É COMPREENDER-SE E O MUNDO.