A IMPORT?NCIA DA PR?TICA PEDAG?GICA PARA A FORMA??O DAS CRIAN?AS EM IDADE ESCOLAR, SURGIU O INTERESSE DE APROFUNDAR ESSE CONHECIMENTO NA ?REA DA EDUCA??O INFANTIL A FIM DE CONHECER OS PROCESSOS DE AVALIA??O DAS ATIVIDADES NESTA ETAPA DE ESCOLARIZA??O. UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGR?FICA NOS DOCUMENTOS DE: DIRETRIZES E BASES DA EDUCA??O NACIONAL E REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCA??O INFANTIL, E TAMB?M OS TRABALHOS DE GEMIO (2007), CARNEIRO (2010) E HOFFMANN (2012). E SOBRE AVALIA??O NA EDUCA??O VISA, SOBRETUDO, BUSCAR A GARANTIA DA QUALIDADE NO INTERIOR DAS INSTITUI??ES DE EDUCA??O INFANTIL E POSSIBILITA REFLEX?ES A PARTIR DAS EXPERI?NCIAS PEDAG?GICAS REALIZADAS NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS ? FUNDAMENTAL A CONSTRU??O DE UM MODELO QUE LEVE EM CONTA O PROCESSO EDUCACIONAL, A FORMA??O EM SERVI?O DOS PROFESSORES E A ELABORA??O DE INSTRUMENTOS QUE CONSIGAM REGISTRAR O PERCURSO REALIZADO E DIVIDIR OS AVAN?OS COM AS FAM?LIAS.