A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82375 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3086 "inscrito_id" => 1891 "titulo" => "A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "DE MANEIRA DIDÁTICA, PODEMOS ENTENDER QUE LITERATURA POTENCIALIZA A LINGUAGEM POR OFERECER-NOS UMA LEITURA POLISSÊMICA, RICA EM ALEGORIAS E FIGURAS DE LINGUAGEM, POR SUA PECULIARIDADE EM EXPRESSÃO SIMBÓLICA. ALÉM DISSO, A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, REALIZADA SOB UMA PERSPECTIVA DE FRUIÇÃO, DE DELEITE, DESPERTA, NO LEITOR, SENTIMENTOS, MEMÓRIAS, EMOÇÕES, AMPLIA A COMPREENSÃO E O APROXIMA DO OUTRO ATRAVÉS DAS PALAVRAS. A COMPETÊNCIA LEITORA É ADQUIRIDA MEDIANTE LEITURA DIÁRIA E SISTEMATIZAÇÃO DESSA POR PARTE DA FAMÍLIA E DA ESCOLA. DE FATO, A LEITURA LITERÁRIA CONTÍNUA PROPORCIONA A AMPLIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE MUNDO, MAIOR REPERTÓRIO LINGUÍSTICO, O DESENVOLVIMENTO DE DIMENSÕES DO RACIOCÍNIO LÓGICO, MEDIANTE O ESTABELECIMENTO DE ASSOCIAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E COM TEXTOS JÁ CONHECIDOS. NO MOVIMENTO DA LEITURA, OS ALUNOS CONSTROEM A CAPACIDADE DE ANÁLISE CRÍTICA E ETICAMENTE OS DIVERSOS TEMAS, IMPONDO-SE, DESTA MANEIRA, COMO LEITORES COMPETENTES, ATIVOS E NÃO PASSIVOS, PROBLEMATIZANDO, DISCUTINDO A OBRA E APRESENTANDO OPINIÕES. DESSA FORMA, COMO APORTE TEÓRICO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA, SOBRE SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE LEITURA E PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES, A EXEMPLO CÂNDIDO E COSSON. PAUTAMO-NOS TAMBÉM EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM AS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, NOS QUAIS VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO GÊNERO LITERÁRIO PARA O LETRAMENTO ESCOLAR, NUMA PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEXTUALIZADA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, TEXTO LITERÁRIO, COMPETÊNCIA LEITORA, EDUCAÇÃO BÁSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID1891_05112021235436.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÔSE PESSOA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSY PESSOA" "autor_email" => "josypessoa10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82375 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3086 "inscrito_id" => 1891 "titulo" => "A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "DE MANEIRA DIDÁTICA, PODEMOS ENTENDER QUE LITERATURA POTENCIALIZA A LINGUAGEM POR OFERECER-NOS UMA LEITURA POLISSÊMICA, RICA EM ALEGORIAS E FIGURAS DE LINGUAGEM, POR SUA PECULIARIDADE EM EXPRESSÃO SIMBÓLICA. ALÉM DISSO, A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, REALIZADA SOB UMA PERSPECTIVA DE FRUIÇÃO, DE DELEITE, DESPERTA, NO LEITOR, SENTIMENTOS, MEMÓRIAS, EMOÇÕES, AMPLIA A COMPREENSÃO E O APROXIMA DO OUTRO ATRAVÉS DAS PALAVRAS. A COMPETÊNCIA LEITORA É ADQUIRIDA MEDIANTE LEITURA DIÁRIA E SISTEMATIZAÇÃO DESSA POR PARTE DA FAMÍLIA E DA ESCOLA. DE FATO, A LEITURA LITERÁRIA CONTÍNUA PROPORCIONA A AMPLIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE MUNDO, MAIOR REPERTÓRIO LINGUÍSTICO, O DESENVOLVIMENTO DE DIMENSÕES DO RACIOCÍNIO LÓGICO, MEDIANTE O ESTABELECIMENTO DE ASSOCIAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E COM TEXTOS JÁ CONHECIDOS. NO MOVIMENTO DA LEITURA, OS ALUNOS CONSTROEM A CAPACIDADE DE ANÁLISE CRÍTICA E ETICAMENTE OS DIVERSOS TEMAS, IMPONDO-SE, DESTA MANEIRA, COMO LEITORES COMPETENTES, ATIVOS E NÃO PASSIVOS, PROBLEMATIZANDO, DISCUTINDO A OBRA E APRESENTANDO OPINIÕES. DESSA FORMA, COMO APORTE TEÓRICO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA, SOBRE SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE LEITURA E PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES, A EXEMPLO CÂNDIDO E COSSON. PAUTAMO-NOS TAMBÉM EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM AS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, NOS QUAIS VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO GÊNERO LITERÁRIO PARA O LETRAMENTO ESCOLAR, NUMA PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEXTUALIZADA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, TEXTO LITERÁRIO, COMPETÊNCIA LEITORA, EDUCAÇÃO BÁSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID1891_05112021235436.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÔSE PESSOA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSY PESSOA" "autor_email" => "josypessoa10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }