TENDO EM VISTA QUE OS TERMOS LÚDICO E LUDICIDADE ESTÃO PRESENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CIRCULAM ENTRE OS EDUCADORES, NESTE TRABALHO BUSCA-SE ENTENDER NÃO SOMENTE OS CONCEITOS, MAS TAMBÉM O SEU PAPEL DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PARTINDO DA IDEIA DE QUE AS CRIANÇAS NECESSITAM DO BRINCAR, PRINCIPALMENTE DURANTE A INFÂNCIA. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO É PESQUISAR E APRESENTAR INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DURANTE A EDUCAÇÃO; OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, POR SUA VEZ, SÃO: ENTENDER O CONCEITO DE LUDICIDADE DE MODO A VINCULÁ-LO À PRÁTICA PEDAGÓGICA; COMPREENDER COMO AS FERRAMENTAS LÚDICAS SÃO OPORTUNAS AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS E APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA AMPARADA NA PESQUISA AQUI APRESENTADA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZA OS PRESSUPOSTOS DE HUIZINGA (1996), BROUGÈRE (2010), VIGOTSKY (1984), DIAS (2017), BARELA (1999), SANTOS (2007) E CANDA (2004), TRAZENDO OS CONCEITOS ACERCA DOS MENCIONADOS TERMOS; ARANHA (1989), PASCHOAL E MACHADO (2009), RIZZO (2003), DIDONET (2021), KUHLMANN JR. (1998) E HADDAD (1993) ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS MODIFICAÇÕES PELAS QUAIS A EDUCAÇÃO INFANTIL PASSOU NO DECORRER DO TEMPO; E VYGOTSKY (1984; 1988) E RODRIGUES E ROSIM (2007) CORROBORAM COM A IDEIA DA NECESSIDADE INEGÁVEL DA PRESENÇA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA É A DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. POR FIM, É APRESENTADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CONSTITUÍDA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA BNCC (BRASIL, 2016), BUSCANDO À REALIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS.