CIBERESPAÇO E MULTILETRAMENTOS: O GÊNERO MEME COMO
PROPOSTA SOCIAL DE FORMAÇÃO LEITORA PARA DESCONSTRUÇÃO
DE ESTERIÓTIPOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82401 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 544 "inscrito_id" => 861 "titulo" => """ CIBERESPAÇO E MULTILETRAMENTOS: O GÊNERO MEME COMO\r\n PROPOSTA SOCIAL DE FORMAÇÃO LEITORA PARA DESCONSTRUÇÃO\r\n DE ESTERIÓTIPOS """ "resumo" => """ O CRESCENTE AVAN?O TECNOL?GICO ESTABELECEU O CIBERESPA?O COMO UM AMBIENTE F?RTIL PARA O LIVRE TR?NSITO DE INFORMA??ES E EXPERI?NCIAS MARCADAS POR INTERSEC??ES CULTURAIS. NAS REDES SOCIAIS, A PRODU??O/RECEP??O E COMPARTILHAMENTO DE PR?TICAS COMUNICATIVAS, MATERIALIZADAS PELOS G?NEROS DE NATUREZA MULTIMODAL, RESSIGNIFICAM AS FINALIDADES DA LEITURA E OS MODOS DE SER LEITOR. POSTO ISSO, O OBJETIVO DESSA INVESTIGA??O ? O DE REFLETIR SOBRE O POTENCIAL DO G?NERO MEME COMO VETOR DE UMA PROPOSTA EDUCATIVA DE FORMA??O LEITORA PROBLEMATIZADORA, NAS AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL. ACREDITA-SE QUE ESSA PERFORMANCE PEDAG?GICA, ORIENTADA ? AMPLIA??O DO PROCESSO DE DESCONSTRU??O DE ESTERE?TIPOS OPRESSIVOS, QUE VISAM ? IMOBILIZA??O DAS MINORIAS, ? LATENTE PARA FORTALECER UM MOVIMENTO DE TRANSFORMA??O SOCIAL. O QUADRO TE?RICO DE REFER?NCIA BASEOU-SE NAS PREMISSAS DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO REFLEXIVO, E NA ABORDAGEM DA CONCEITUA??O E DA FUN??O SOCIAL DO G?NERO SUPRACITADO. NO TOCANTE ? METODOLOGIA, OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COM O INTUITO DE FIRMAR O CONTATO DIRETO COM AS PRODU??ES DO DOM?NIO CIENT?FICO QUE REFLETISSEM O TEMA E PROP?SITOS DA PESQUISA. OS RESULTADOS ACENARAM AS POTENCIALIDADES DO QUE-FAZER PEDAG?GICO PAUTADO NA UTILIZA??O DO G?NERO MEME COMO RECURSO DID?TICO DE PR?TICA LEITORA. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: CIBERESPA?O; MULTILETRAMENTOS; FORMA??O LEITORA CR?TICA; MEME. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CIBERESPAÇO, MULTILETRAMENTOS, FORMAÇÃO LEITORA CRÍTICA, MEME, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID861_28072021142428.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "QUÉSIA ALVES DE SOUZA SANCHES DOMINGUES" "autor_nome_curto" => "QUÉSIA ALVES DE SOUZA SANCHES" "autor_email" => "qdomingues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82401 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 544 "inscrito_id" => 861 "titulo" => """ CIBERESPAÇO E MULTILETRAMENTOS: O GÊNERO MEME COMO\r\n PROPOSTA SOCIAL DE FORMAÇÃO LEITORA PARA DESCONSTRUÇÃO\r\n DE ESTERIÓTIPOS """ "resumo" => """ O CRESCENTE AVAN?O TECNOL?GICO ESTABELECEU O CIBERESPA?O COMO UM AMBIENTE F?RTIL PARA O LIVRE TR?NSITO DE INFORMA??ES E EXPERI?NCIAS MARCADAS POR INTERSEC??ES CULTURAIS. NAS REDES SOCIAIS, A PRODU??O/RECEP??O E COMPARTILHAMENTO DE PR?TICAS COMUNICATIVAS, MATERIALIZADAS PELOS G?NEROS DE NATUREZA MULTIMODAL, RESSIGNIFICAM AS FINALIDADES DA LEITURA E OS MODOS DE SER LEITOR. POSTO ISSO, O OBJETIVO DESSA INVESTIGA??O ? O DE REFLETIR SOBRE O POTENCIAL DO G?NERO MEME COMO VETOR DE UMA PROPOSTA EDUCATIVA DE FORMA??O LEITORA PROBLEMATIZADORA, NAS AULAS DE L?NGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL. ACREDITA-SE QUE ESSA PERFORMANCE PEDAG?GICA, ORIENTADA ? AMPLIA??O DO PROCESSO DE DESCONSTRU??O DE ESTERE?TIPOS OPRESSIVOS, QUE VISAM ? IMOBILIZA??O DAS MINORIAS, ? LATENTE PARA FORTALECER UM MOVIMENTO DE TRANSFORMA??O SOCIAL. O QUADRO TE?RICO DE REFER?NCIA BASEOU-SE NAS PREMISSAS DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO REFLEXIVO, E NA ABORDAGEM DA CONCEITUA??O E DA FUN??O SOCIAL DO G?NERO SUPRACITADO. NO TOCANTE ? METODOLOGIA, OPTOU-SE PELA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COM O INTUITO DE FIRMAR O CONTATO DIRETO COM AS PRODU??ES DO DOM?NIO CIENT?FICO QUE REFLETISSEM O TEMA E PROP?SITOS DA PESQUISA. OS RESULTADOS ACENARAM AS POTENCIALIDADES DO QUE-FAZER PEDAG?GICO PAUTADO NA UTILIZA??O DO G?NERO MEME COMO RECURSO DID?TICO DE PR?TICA LEITORA. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: CIBERESPA?O; MULTILETRAMENTOS; FORMA??O LEITORA CR?TICA; MEME. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CIBERESPAÇO, MULTILETRAMENTOS, FORMAÇÃO LEITORA CRÍTICA, MEME, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID861_28072021142428.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "QUÉSIA ALVES DE SOUZA SANCHES DOMINGUES" "autor_nome_curto" => "QUÉSIA ALVES DE SOUZA SANCHES" "autor_email" => "qdomingues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }