A PRESENTE DISSERTAÇÃO APRESENTOU COMO OBJETIVO DETERMINAR OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP, SENDO A ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE ANCHIETA E A ESCOLA ESTADUAL RIVANDA DE NAZARÉ DA SILVA GUIMARÃES. SENDO ASSIM, NESTA PESQUISA FOI DADO ÊNFASE NA EVASÃO ESCOLAR COMO UM PROBLEMA REMOTO QUE ATINGE ESPECIFICAMENTE A EJA. INDAGOU-SE SOBRE OS FATORES QUE CAUSAS A EVASÃO DOS ALUNOS. O ESTUDO FOI DE MODELO NÃO EXPERIMENTAL, DE CUNHO TRANSVERSAL E TIPO DESCRITIVO E ABORDAGEM MISTA, SENDO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA NAS ESCOLAS; QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS COM PROFESSORES DA EJA E COORDENADORES PEDAGÓGICOS E FECHADAS COM ALUNOS DA 2ª ETAPA DA EJA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS MOTIVOS DA EVASÃO NESSA MODALIDADE DE ENSINO SÃO VARIADOS, DESTACANDO-SE O CANSAÇO FÍSICO ATRELADO A JORNADA DE TRABALHO, POIS A MAIOR PARTE DOS ALUNOS TRABALHAM NA ÁREA COMERCIAL DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP E AO CUMPRIREM O EXPEDIENTE SE SENTEM CANSADOS, DESINTERESSADOS E DESESTIMULADOS PARA CONCLUÍREM OS ESTUDOS E ACABAM SE EVADINDO DA ESCOLA. A PARTIR DESSA REALIDADE É INDISPENSÁVEL QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PASSEM A FOCAR EM ESTRATÉGIAS PARA IMPEDIR OU REDUZIR OS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DA EJA. LOGO, É IMPORTANTE QUE TODOS SE UNAM EM PROL DE MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA.