FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM INSTITUIÇÕES NO MUNICÍPIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS – PE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82453 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2842 "inscrito_id" => 3954 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM INSTITUIÇÕES NO MUNICÍPIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS – PE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO GERAL DE INVESTIGAR COMO A POSSÍVEL FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ACARRETARÁ EM POSSÍVEIS PREJUÍZOS PARA OS PROFESSORES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS-PE. OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: INVESTIGAR A POSSÍVEL IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES; DISCUTIR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS; ELUCIDAR OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. A FORMAÇÃO CONTINUADA, DEVERIA SER UM INSTRUMENTO DE MUDANÇA, CONTUDO, O QUE SE EVIDENCIA COM A LITERATURA É QUE ESSE INSTRUMENTO NÃO É OPERACIONALIZADO DA FORMA COMO DEVERIA, CONTRIBUINDO COMO MECANISMO PERPETUADOR DA DEFASAGEM E O SUCATEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. ESSA PESQUISA FOI EMBASADA PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA, UTILIZANDO-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO CONTENDO 12 PERGUNTAS ENVIADO NO FORMATO DE PDF PELA PLATAFORMA WHATSAPP. A ANÁLISE DOS DADOS FOI GUIADA PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS DA PESQUISA CONSTATARAM QUE A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS QUE RESPONDERAM O QUESTIONÁRIO SENTIRAM MUITA DIFICULDADE NESSE MOMENTO, PRINCIPALMENTE POR NÃO ESTAREM HABITUADOS A LIDAR COM A TECNOLOGIA NO COTIDIANO, E, COMO NÃO TIVERAM O APOIO NECESSÁRIO, PRECISARAM SE ADAPTAR POR CONTA PRÓPRIA E DE FORMA BEM ACELERADA PARA DAR CONTA DOS DESAFIOS QUE O ENSINO REMOTO TRAZ. DIANTE DISSO, É PRECISO REPENSAR EM COMO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ATUAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA ESTÃO SENDO APLICADAS, VISANDO UMA REFORMULAÇÃO QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO AS DEMANDAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA, PANDEMIA, COVID-19, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID3954_04112021201408.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA PEREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA PEREIRA" "autor_email" => "marciapereiradonascimento" "autor_ies" => "NATURALIS EDUCAÇÃO SUPERIOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82453 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2842 "inscrito_id" => 3954 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM INSTITUIÇÕES NO MUNICÍPIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS – PE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO GERAL DE INVESTIGAR COMO A POSSÍVEL FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ACARRETARÁ EM POSSÍVEIS PREJUÍZOS PARA OS PROFESSORES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE BREJO DA MADRE DE DEUS-PE. OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: INVESTIGAR A POSSÍVEL IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES; DISCUTIR SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS; ELUCIDAR OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. A FORMAÇÃO CONTINUADA, DEVERIA SER UM INSTRUMENTO DE MUDANÇA, CONTUDO, O QUE SE EVIDENCIA COM A LITERATURA É QUE ESSE INSTRUMENTO NÃO É OPERACIONALIZADO DA FORMA COMO DEVERIA, CONTRIBUINDO COMO MECANISMO PERPETUADOR DA DEFASAGEM E O SUCATEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. ESSA PESQUISA FOI EMBASADA PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA, UTILIZANDO-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO CONTENDO 12 PERGUNTAS ENVIADO NO FORMATO DE PDF PELA PLATAFORMA WHATSAPP. A ANÁLISE DOS DADOS FOI GUIADA PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS DA PESQUISA CONSTATARAM QUE A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS QUE RESPONDERAM O QUESTIONÁRIO SENTIRAM MUITA DIFICULDADE NESSE MOMENTO, PRINCIPALMENTE POR NÃO ESTAREM HABITUADOS A LIDAR COM A TECNOLOGIA NO COTIDIANO, E, COMO NÃO TIVERAM O APOIO NECESSÁRIO, PRECISARAM SE ADAPTAR POR CONTA PRÓPRIA E DE FORMA BEM ACELERADA PARA DAR CONTA DOS DESAFIOS QUE O ENSINO REMOTO TRAZ. DIANTE DISSO, É PRECISO REPENSAR EM COMO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ATUAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA ESTÃO SENDO APLICADAS, VISANDO UMA REFORMULAÇÃO QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO AS DEMANDAS SOCIAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA, PANDEMIA, COVID-19, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID3954_04112021201408.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA PEREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA PEREIRA" "autor_email" => "marciapereiradonascimento" "autor_ies" => "NATURALIS EDUCAÇÃO SUPERIOR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }