Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA

Palavra-chaves: LETRAMENTO MATEMÁTICO, INTERPRETAÇÕES DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82472 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1648 "inscrito_id" => 4525 "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2019. ESTAS AULAS FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BALSAS/MA, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REFORÇANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS JÁ TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NO DECORRER DO ANO LETIVO. OS CONTEÚDOS FORAM NOMEADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA EM TURMAS DO 9° ANO, QUE ELENCARAM DE ACORDO COM A DIFICULDADE DOS ALUNOS. POR ISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI ANALISAR ESSAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. E PARA CONTEMPLAR O OBJETIVO GERAL, FORAM ESPECIFICADAS DUAS AÇÕES: COMPREENDER OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS/MA E DESCREVER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. CONSIDERANDO A PROPOSTA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALI-QUANTITATIVA, BUSCANDO REFERÊNCIAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA ESTUDADA, PARA QUE HAJA UM EMBASAMENTO TEÓRICO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM SIMULADO REALIZADO COM 17 ALUNOS, EM QUE FORAM ESCOLHIDAS QUESTÕES QUE EXIGIA MENOS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS QUE TERIAM QUE CONTEXTUALIZAR PARA CHEGAR À RESPOSTA CERTA E POR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ALUNOS FOI POSSÍVEL ENTENDER SUAS DIFICULDADES. POSTERIORMENTE FOI ORGANIZADA UMA TABULAÇÃO EM QUE OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM GRÁFICOSESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, INTERPRETAÇÕES DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1774_30072021095251.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS CECOPIERRE ROLDAN JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ROLDAN JÚNIOR" "autor_email" => "joseroldan695@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82472 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1648 "inscrito_id" => 4525 "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2019. ESTAS AULAS FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BALSAS/MA, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REFORÇANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS JÁ TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NO DECORRER DO ANO LETIVO. OS CONTEÚDOS FORAM NOMEADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA EM TURMAS DO 9° ANO, QUE ELENCARAM DE ACORDO COM A DIFICULDADE DOS ALUNOS. POR ISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI ANALISAR ESSAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. E PARA CONTEMPLAR O OBJETIVO GERAL, FORAM ESPECIFICADAS DUAS AÇÕES: COMPREENDER OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS/MA E DESCREVER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. CONSIDERANDO A PROPOSTA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALI-QUANTITATIVA, BUSCANDO REFERÊNCIAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA ESTUDADA, PARA QUE HAJA UM EMBASAMENTO TEÓRICO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM SIMULADO REALIZADO COM 17 ALUNOS, EM QUE FORAM ESCOLHIDAS QUESTÕES QUE EXIGIA MENOS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS QUE TERIAM QUE CONTEXTUALIZAR PARA CHEGAR À RESPOSTA CERTA E POR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ALUNOS FOI POSSÍVEL ENTENDER SUAS DIFICULDADES. POSTERIORMENTE FOI ORGANIZADA UMA TABULAÇÃO EM QUE OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM GRÁFICOSESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, INTERPRETAÇÕES DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1774_30072021095251.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS CECOPIERRE ROLDAN JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ROLDAN JÚNIOR" "autor_email" => "joseroldan695@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2019. ESTAS AULAS FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BALSAS/MA, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REFORÇANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS JÁ TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NO DECORRER DO ANO LETIVO. OS CONTEÚDOS FORAM NOMEADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA EM TURMAS DO 9° ANO, QUE ELENCARAM DE ACORDO COM A DIFICULDADE DOS ALUNOS. POR ISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI ANALISAR ESSAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. E PARA CONTEMPLAR O OBJETIVO GERAL, FORAM ESPECIFICADAS DUAS AÇÕES: COMPREENDER OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS/MA E DESCREVER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. CONSIDERANDO A PROPOSTA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALI-QUANTITATIVA, BUSCANDO REFERÊNCIAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA ESTUDADA, PARA QUE HAJA UM EMBASAMENTO TEÓRICO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM SIMULADO REALIZADO COM 17 ALUNOS, EM QUE FORAM ESCOLHIDAS QUESTÕES QUE EXIGIA MENOS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS QUE TERIAM QUE CONTEXTUALIZAR PARA CHEGAR À RESPOSTA CERTA E POR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ALUNOS FOI POSSÍVEL ENTENDER SUAS DIFICULDADES. POSTERIORMENTE FOI ORGANIZADA UMA TABULAÇÃO EM QUE OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM GRÁFICOS

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.