LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82472 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1648 "inscrito_id" => 4525 "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2019. ESTAS AULAS FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BALSAS/MA, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REFORÇANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS JÁ TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NO DECORRER DO ANO LETIVO. OS CONTEÚDOS FORAM NOMEADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA EM TURMAS DO 9° ANO, QUE ELENCARAM DE ACORDO COM A DIFICULDADE DOS ALUNOS. POR ISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI ANALISAR ESSAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. E PARA CONTEMPLAR O OBJETIVO GERAL, FORAM ESPECIFICADAS DUAS AÇÕES: COMPREENDER OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS/MA E DESCREVER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. CONSIDERANDO A PROPOSTA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALI-QUANTITATIVA, BUSCANDO REFERÊNCIAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA ESTUDADA, PARA QUE HAJA UM EMBASAMENTO TEÓRICO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM SIMULADO REALIZADO COM 17 ALUNOS, EM QUE FORAM ESCOLHIDAS QUESTÕES QUE EXIGIA MENOS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS QUE TERIAM QUE CONTEXTUALIZAR PARA CHEGAR À RESPOSTA CERTA E POR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ALUNOS FOI POSSÍVEL ENTENDER SUAS DIFICULDADES. POSTERIORMENTE FOI ORGANIZADA UMA TABULAÇÃO EM QUE OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM GRÁFICOS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, INTERPRETAÇÕES DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1774_30072021095251.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS CECOPIERRE ROLDAN JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ROLDAN JÚNIOR" "autor_email" => "joseroldan695@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82472 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1648 "inscrito_id" => 4525 "titulo" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO: OS DESAFIOS NA INTERPRETAÇÃO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA PRÁTICAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS COM BASE NO PROJETO INTITULADO: AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADO NO PERÍODO DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2019. ESTAS AULAS FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BALSAS/MA, QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS REFORÇANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS JÁ TRABALHADOS PELOS PROFESSORES NO DECORRER DO ANO LETIVO. OS CONTEÚDOS FORAM NOMEADOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA EM TURMAS DO 9° ANO, QUE ELENCARAM DE ACORDO COM A DIFICULDADE DOS ALUNOS. POR ISSO, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI ANALISAR ESSAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS. E PARA CONTEMPLAR O OBJETIVO GERAL, FORAM ESPECIFICADAS DUAS AÇÕES: COMPREENDER OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NAS TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS/MA E DESCREVER AS DIFICULDADES DOS ALUNOS. CONSIDERANDO A PROPOSTA DO PROJETO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO QUALI-QUANTITATIVA, BUSCANDO REFERÊNCIAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA ESTUDADA, PARA QUE HAJA UM EMBASAMENTO TEÓRICO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM SIMULADO REALIZADO COM 17 ALUNOS, EM QUE FORAM ESCOLHIDAS QUESTÕES QUE EXIGIA MENOS INTERPRETAÇÃO E OUTRAS QUE TERIAM QUE CONTEXTUALIZAR PARA CHEGAR À RESPOSTA CERTA E POR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA COM OS ALUNOS FOI POSSÍVEL ENTENDER SUAS DIFICULDADES. POSTERIORMENTE FOI ORGANIZADA UMA TABULAÇÃO EM QUE OS DADOS FORAM APRESENTADOS EM GRÁFICOS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "LETRAMENTO MATEMÁTICO, INTERPRETAÇÕES DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1774_30072021095251.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS CECOPIERRE ROLDAN JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ROLDAN JÚNIOR" "autor_email" => "joseroldan695@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }